O sucesso das lives do Senepol brasileiro!

Momentos únicos para saber das novidades da raça que mais cresce na pecuária brasileira. Tudo no mundo virtual, adaptado aos novos tempos, reunindo especialistas e criadores do Brasil inteiro.

No dia 10 de julho, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) lançou o ‘Sumário Genômico Oficial 2020’, fruto do trabalho conjunto da Associação e o Programa Geneplus/Embrapa.

O evento foi conduzido pelos especialistas Gilberto Menezes (Embrapa), Maury Dorta (Geneplus/Embrapa) e Celso Menezes (Superintendente Técnico da ABCBSenepol.

“Foi a semana de dobradinha do Senepol na programação nacional de lives do Agro. Sentimos essa necessidade, pois os sócios, técnicos, pecuaristas que usam genética da raça e muitas pessoas interessadas estavam pedindo mais informação sobre o Sumário”, explicou Celso Menezes.

Na transmissão, foram anunciados detalhes do documento, do banco de dados e dos critérios para formação das DEP´s genômicas. Orientações sobre consultas ao Sumário e a aplicação das avaliações também serão repassadas aos espectadores.

Já no dia 7, foi realizada A 5ª edição do Webinar Senepol – A raça em foco, que contou com grande audiência para o tema “O presente e o futuro da genômica no Senepol: marcadores, DEPs e suas implicações”. O geneticista e professor da UNESP (Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, Campus Araçatuba), Dr. José Fernando Garcia, fez um relato interessante sobre o panorama histórico da seleção do melhoramento de raças por todo o mundo e analisou o alinhamento de conceitos do projeto da ABCBSenepol.

“O estudo genômico do Senepol cumpre o objetivo de contribuir com um programa de evolução real do rebanho ao determinar os marcadores que ajudam os criadores a selecionar e fixar características positivas e de importância econômica para a raça, bem como a controlar e eliminar gradativamente os genes responsáveis por condições indesejáveis. Desse forma se pretende que o Senepol do Brasil seja uma referência mundial de qualidade e eficiência”, explicou o professor Fernando Garcia que é o consultor sênior da Agropartners, empresa brasileira que pesquisa o genoma animal e é um dos principais parceiros da ABCB Senepol no estudo que gera a base de dados para a produção dos exclusivos Sumários Genômicos da raça que também é o único realizado em taurinos de corte no Brasil.