Publique

O panorama dos avanços tecnológicos da pecuária de precisão no Brasil

O panorama dos avanços tecnológicos da pecuária de precisão no Brasil foi um dos temas da reunião da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na última terça-feira (28), em Brasília. Esse sistema prioriza o manejo da individualidade dos animais para alcançar maior produtividade, seja na produção de leite, carne, ovos ou lã.

Hoje, várias instituições brasileiras de pesquisa agropecuária trabalham para ampliar apecuária de precisão. De acordo com o pesquisador Humberto Brandão, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG), apecuária de precisão é usada na bovinocultura, suinocultura e avicultura. O sistema pode, por exemplo, ser aplicado na nutrição, saúde, manejo e ambiência dos animais. Com ele, o fornecimento de alimentos passa a ser baseado na exigência individual de cada animal, e não mais no rebanho como um todo.

“A busca da eficiência visa a obter maior retorno financeiro e a garantir a sustentabilidade”, diz Humberto Brandão, que apresentou o panorama do setor durante o encontro. A pecuáriade precisão, ressaltou o pesquisador, é um conjunto de práticas, tecnologias e processos que contribui para a gestão racional dos sistemas produtivos.

Além da Embrapa, instituições como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão trabalhando na mobilização e desenvolvimento de pesquisas voltadas à pecuária de precisão.

Segundo Humberto Brandão, a tendência é que o setor se consolide, principalmente nos sistemas de criação mais técnicos. “O Mapa quer contribuir para organizá-lo”, acrescentou o secretário da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, Fabrício Juntolli. “Estamos trabalhando na identificação dos principais atores da pecuária de precisão para conhecer suas demandas e ter maior articulação para que possamos propor política públicas para o setor.” A próxima reunião da CBAP está marcada para 6 de setembro.

(Agência Gestão CT&I, com informações do Mapa)