Publique

Novo Agro privilegia eventos com debates

A mediação de debates envolvendo temas importantes do Agro do Brasil e do mundo é o novo desafio do ‘Carlão da Publique’.

Os eventos do Agronegócio realizados em todo o Brasil vêm passando por uma revolução no que se refere aos locais, à infraestrutura e ao conteúdo oferecido aos participantes. Profissionais das empresas, consultores e produtores rurais têm cada vez menos tempo para se reciclar e conhecer as últimas informações do mercado. Por isso, os congressos e encontros vêm privilegiando uma programação com especialistas reconhecidos em suas áreas, debates e discussões mais dinâmicas, e a coordenação de gente que conhece e acompanha na prática os assuntos que vão ser destaque, procurando facilitar ao máximo a compreensão de todos os temas pelos participantes.

É neste cenário que Carlos Alberto da Silva, o “Carlão da Publique”, passou a oferecer, a partir deste ano, mais uma novidade para o segmento rural profissional brasileiro: o trabalho de mediação e interlocução de workshops, encontros e debates. Carlão é CEO do Grupo Publique, jornalista, técnico agrícola, ex-criador de Gir Leiteiro e ex-presidente da Associação Paulista dos Criadores da raça (APCGIL). Foi com estes mais de trinta anos de experiência nos assuntos da Agricultura e Pecuária nacional e internacional que ele pilotou, em Lins (SP), o evento de lançamento dos resultados do Programa Safiras & Topázio Senepol, debate de uma hora e meia envolvendo produtores, profissionais da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol (ABCB – SENEPOL), pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araçatuba. Carlão também mediou o debate do Mega Encontro do Senepol e, ainda, coordenou a seção ‘Fala Cliente’, conversando com produtores de carne, leite e queijos durante a Convenção Nacional de Vendas da Tortuga, marca da DSM, realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Na ocasião, Carlão provocou a plateia e os entrevistados a falar e debater os desafios produtivos nas fazendas, indicar as metas que devem perseguir nos negócios e utilizar bem as novas tecnologias desenvolvidas pela indústria do segmento.

A experiência de Carlos Alberto da Silva também abrange o que aprendeu e vivenciou como publicitário, editor das publicações AgroGuia, do jornal Folha de São Paulo, Revista Gir Leiteiro e ‘Revista Zootecnia’ (da Associação Brasileira de Zootecnia – ABZ). Atualmente, acumula o cargo de Publisher das Revistas Senepol e AgroRevenda, editor e membro do Conselho Editorial da Revista Noticiário da Tortuga | DSM, além de várias publicações customizadas para clientes do Grupo Publique. Também integra o Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e já conquistou os Prêmios Especiais ‘Nelore Fest 2001’ e ‘Beef Expo 2015’, além de ter sido eleito ‘HOMEM DA MÍDIA’ pela Associação Brasileira de Criadores (ABC), em 2012.

“O Agronegócio é a alavanca da nossa economia. Ando o País inteiro e vejo de perto o trabalho incansável de gente preparada, de garra, que usa novas tecnologias e produz alimentos e outros inúmeros produtos. É uma sinergia impressionante entre campo, cidade, produtor, indústria, universidades e institutos de pesquisa. Sou um privilegiado por acompanhar esta evolução nas três últimas décadas”, fala Carlão da Publique.

Há alguns anos, ele é requisitado para ministrar palestras pelo Brasil em duas apresentações. “Andanças”, em que fala de sua trajetória pessoal e profissional desde a infância – vivida na zona rural do município paulista de Porangaba, caminho iniciado como entregador de compras aos 14 anos -, dos sonhos realizados, do desejo de se atualizar continuamente ao passar pelas empresas Pecplan Bradesco, Revista dos Criadores e Grupo Publique, e de como construiu uma empresa na esteira da revolução vivida pelo Agrobusiness nacional.

A outra apresentação é sobre “Marketing no Agronegócio”, na qual Carlão fala como conseguiu conquistar centenas de clientes, ganhar vários prêmios ao longo da carreira, e discute todos os desafios que permeiam os temas Agro: cenários do agronegócio mundial e brasileiro, produção sustentável e respeito ao meio ambiente, como agregar valor ao negócio etc.

“Eu já dei palestras para profissionais de várias empresas nestes anos todos e o resultado sempre foi muito feliz. Para mim e para o público. As pessoas interagem muito comigo porque sabem que falo do que vivi e conheço. E provoco mesmo essa interação porque sou assim no dia a dia, gosto de fazer amigos, reencontrá-los, conversar muito, trocar ideias. A mediação de debates e encontros é um novo passo em minha carreira. Adorei os noventa minutos que passei no evento em Lins e a atividade com clientes e parceiros da Tortuga/DSM, em Santa Catarina. Desejo repetir essa experiência muitas vezes. Nasci na roça, mantenho raízes profundas com o meio rural. Já visitei mais de trinta países e conheço praticamente todo mundo que fez história no Agronegócio brasileiro. É essa bagagem, junto de meu jeito simples de falar e de me comunicar, que desejo utilizar como um facilitador para profissionais altamente preparados”, resume Carlão da Publique.