Publique

Na BeefExpo, pecuária se mostra apreensiva

Setor tenta medir efeitos do terremoto causado pelo maior frigorifico do mundo

O momento é de apreensão.  Não há desânimo na cadeia da carne brasileira. Foi o que me disse André Perrone, dono de um boitel na cidade de Barretos (SP), e que é um dos entrevistados da nossa matéria de capa da edição da Globo Rural deste mês. Conversamos durante a BeefExpo, importante evento da pecuária de corte que está sendo realizado em São Paulo. André reconhece que o baque ocasionado pela delação dos irmãos Batista, da JBS, foi enorme e que está difícil arriscar maiores previsões acerca do futuro. “A JBS é enorme e muitos pecuaristas estão sendo prejudicados. Disso não tenho dúvida.”

Segundo Perrone, a crise será amenizada à medida que pequenos e médios frigoríficos entrarem no cenário e passarem a adquirir o boi gordo que seria destinado à JBS. “Veja: no caso dos confinadores, o período de engorda da boiada é pequeno. Eles não podem ficar com o boi durante muito tempo.”

Foco na qualidade

A BeefExpo, neste ano, colocou o foco na qualidade da carne, informa Flávia Roppa, cuja empresa promove o evento. Nesse sentido, a exposição resolveu inovar e promover o BBQ Secrets Festival, julgamento que elege o melhor entre 8 grandes mestres churrasqueiros de São Paulo. A partir das 18 horas de hoje haverá uma farta degustação de carne bovina, suína e de cordeiros.

Tem música acompanhando, entre elas a dos sertanejos Edson e Hudson. “Queremos mostrar a qualidade da nossa carne e valorizá-la. Também as palestras falam de produção, de carcaça e,mercado´´, diz Flávia. A beleza do animal continua sendo valorizada, mas mostrar o que ele fornece de carne é nosso objetivo principal agora.

Segundo a executiva, a intenção é até organizar um confinamento durante a BeefExpo 2018. “É a melhor maneira de mostrar a produção e o rendimento de escala”, enfatiza.

Flávia Roppa admite que o momento de incertezas politica e econômica afetou a BeefeExpo 2017. É que, um pouco descapitalizados por conta de a JBS não estar adquirindo o boi gordo, os pecuaristas não compareceram em grande número como em outras edições. Assim, a participação maciça de animais também caiu e muito, ela diz.

Já Antonio Carlos Sciamarelli, da Semex, acredita que o vendaval provocado pela delação não deverá afetar o comércio de sêmen neste ano. “A inseminação artificial vai se consolidando no Brasil. Hoje é antieconômico comprar touros para cobrir a vacada”. Segundo ele, a Semex está comercializando mais doses na temporada 2017 do que em 2016. Ele acredita também que novos frigoríficos vão ser abertos para receber o gado dos pecuaristas que trabalham com a JBS. “A pulverização é saudável”, afirma