Publique

MPrado Consultoria orienta distribuidores

Comunicado COVID-19 | Uberlândia, 26 de março de 2020

Prezados parceiros considerando o momento delicado que passamos torna-se necessário medidas emergenciais, visando minimizar os impactos na solidez de nossas empresas. As autoridades tem desenvolvido esforços para que possamos atravessar essa turbulência, ao mesmo tempo, compete aos lideres das empresas desenvolverem um conjunto de ações que possam nortear a travessia nesse momento. Para isso, a MPrado, com sua equipe de consultores que vem interagindo com conselhos de administração, órgãos do governo e empresas conduzindo em conjunto comitês de gerenciamento da crise, preparou um conjunto de ações como contribuição aos líderes para o enfrentamento do momento desafiador em que estamos inseridos.

Medidas Estratégicas

a) Respeitar a gravidade do COVID-19, adotando as medidas preventivas apresentadas pelas autoridades competentes. Resguardar as lideranças das empresas, que estão no grupo de risco, preservando a sua saúde e integridade física.

b) As empresas são fundamentais para manter a cadeia produtiva agroalimentar funcionando, para que não tenhamos problemas de abastecimento e devem manter suas plantas operacionais abertas para receberem a produção (respeitando as diretrizes das autoridades). Os agricultores precisam receber insumos, assistência técnica e serem orientados de todas as mudanças que se fizerem necessárias.

c) É de suma importância que as decisões permeiem e tenham o engajamento em todos os níveis da organização, através da criação de um pequeno comitê de gestão de crise, para que os mesmos se reúnam diariamente de forma remota, e possam manter o processo de comunicação eficaz com os colaboradores, fornecedores e clientes.

d) O relacionamento com os clientes, fornecedores e prestadores de serviços precisam ser mantidos utilizando ferramentas tecnológicas (telefone, ecommerce, vídeo conferência, whatsapp, telemarketing entre outras ferramentas) para que a comunicação e os negócios continuem acontecendo de forma clara e objetiva, amenizando o distanciamento entre as partes neste período.

e) O mercado de commodities tem apresentado grandes oscilações que permitem momentos favoráveis para fixações presentes e futuras, permitindo com isso uma maior segurança para o negócio agro; f) Adaptar a gestão de pessoas, se atentando as medidas contingenciais publicadas pelas autoridades nos últimos dias.

 Medidas Financeiras

a) Gerenciar o Fluxo de Caixa diariamente com rigor.

b) Revisar o planejamento financeiro considerando um cenário recessivo e utilizar as medidas contingenciais que as autoridades tem estabelecido.

c) Equalizar as despesas e receitas ao contexto atual.

d) Rediscutir os contratos com os bancos, afim de reduzir os custos e despesas efetivas.

e) Análises das garantias considerando inclusive a possibilidade das fracionadas.

f) Maior atenção na concessão de crédito e gerenciamento mais amplo na carteira dos recebíveis.

g) Revisar a exposição e tolerância a riscos considerando a volatilidade de preços e índices. o momento exige maior cautela.

h) Postergar investimentos.

A MPrado ciente do seu papel como parceira no desenvolvimento e sucesso de cada cliente, se coloca totalmente a disposição para apoiá-los em qualquer tomada de decisão. Sabemos que este é um momento delicado e gostaríamos de contribuir com a nossa experiência e conhecimento, orientando e recomendando ações afim de minimizar os impactos na comunidade, nas empresas e em nosso país. Temos certeza que a nossa união, dedicação e com a força do agro atravessaremos mais esse momento e certamente sairemos ainda mais fortalecidos.

Atenciosamente, Diretoria MPrado Consultoria Empresarial