Publique

Mostra de Senepol lotada em Uberaba

A Central Uberaba ficou tomada nesta quinta-feira, dia 3, para o dia de eventos da “Mostra Senepol na Terra do Zebu”, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). O destaque foi o Circuito de Palestras Técnicas, que integrou a programação da Mostra. O pesquisador do Departamento Americano de Agricultura (USDA), Tad Sonstegard, falou sobre a possibilidade de editar o genoma bovino para acelerar os processos do melhoramento genético. Sonstegard foi o líder da descoberta da variante genética que faz com que a raça bovina de corte Senepol tenha alta capacidade para tolerar o calor, característica que permitiu a expansão do Caribe para o mundo, inclusive no Brasil. A genômica também foi abordada pelo professor da UNESP Jaboticabal, José Fernando Garcia, responsável pela incorporação da seleção genômica ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS).

O superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Celso Menezes, destacou o uso da raça em cruzamento industrial. Outro palestrante foi o médico-veterinário Athos de Assunção Pastore, que apresentou as práticas de reprodução. E o diretor da Hangar Projetos Estratégicos, Jorge Dias, examinou as estratégias para atuar no mercado externo de genética bovina. Comitivas estrangeiras de vários países estão passando pela Central Uberaba durante a Mostra de Senepol. Gente de Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Índia, Malásia, México, Nicarágua, Quênia, Senegal e Tailândia.

O evento ainda teve uma visita monitorada pela Central Uberaba para os participantes conhecerem os touros da raça que estão em coleta de sêmen na empresa. A “Mostra Senepol na Terra do Zebu”, prossegue até o dia 5 de maio.