Publique

Megaleite 2019: Cenatte vende embriões on-line

O Brasil é um dos maiores produtores de embriões e vem registrando aumento na demanda pela genética bovina nacional.

Com expectativa de receber produtores de dezenas de países, a Megaleite 2019 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite) será palco para o lançamento de uma nova ferramenta de difusão da genética brasileira. A 16ª edição do evento acontecerá no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, de 19 a 22 de junho. O programa UpGen passa a contar com uma plataforma on-line exclusiva para a comercialização de embriões, produzidos a partir da genética de doadoras e de touros selecionados por fazendas de várias regiões do País. Desenvolvida pelo laboratório Cenatte Embriões, a plataforma permitirá aos produtores do Brasil e de outros países o acesso a fotos, vídeos e dados técnicos dos bovinos utilizados para a produção dos embriões. “Com isso, o pecuarista terá informações suficientes para decidir em qual genética investir, para atender às reais necessidades de seu rebanho e finalizar o negócio pela plataforma UpGen”, explica Rodrigo Fiorani, gerente geral do laboratório Cenatte Embriões.

A plataforma será lançada em um momento de aquecimento do mercado de embriões. De acordo com Fiorani, a empresa já elevou em 10% sua produção neste ano para atender à procura interna e externa. Outra ação realizada em 2019 foi a abertura de um laboratório do Cenatte na Colômbia e mais dois no México, chegando a três unidades em solo mexicano. “A expectativa é fecharmos 2019 com uma produção de 150 mil embriões, que atenderá tanto ao mercado interno quanto aos países da América Latina que contam com protocolo sanitário com o Brasil, dentre eles Paraguai, Colômbia, Panamá e Costa Rica”, informa o gerente geral do Cenatte. O laboratório tem sede em Pedro Leopoldo/MG, mas conta com unidades em vários países. O Brasil é um dos maiores produtores de embriões do mundo

Os visitantes da Megaleite poderão conferir todo o funcionamento da nova plataforma no estande do Grupo Semex, do qual o Cenatte faz parte, onde a equipe técnica do laboratório estará fazendo demonstrações.

Aumento nas vendas de sêmen- Não é só o mercado de embriões que está em expansão. A expectativa é que o Brasil registre novo aumento nas vendas de sêmen nestes primeiros meses do ano. Como o público que visita a Megaleite está interessado em soluções tecnológicas na área de genética, uma novidade será o lançamento do Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético de Girolando, no dia 19 de junho, às 19h30, que trará a primeira avaliação genômica da raça.

De acordo com o gerente de Produtos Leite Tropical da Semex Brasil, Christian Milani Resende, a genômica é uma ferramenta que trará grande impacto para as raças leiteiras tropicais, tornando o melhoramento genético do rebanho muito mais rápido e seguro. “Este é um passo importante para a raça, que vem crescendo também no mercado internacional, em que a avaliação genômica é muito requisitada. Contratamos 36% dos touros aprovados recentemente pela Pré-Seleção de Touros Girolando. Outra novidade é que, durante a Megaleite, apresentaremos o catálogo Leite Tropical, que trará três touros Girolando provados, além das informações atualizadas das avaliações genéticas das raças”, informa Christian.

De olho nessa evolução da pecuária brasileira, comitivas de vários países da América Latina devem passar pela Megaleite. De acordo com o gerente de Exportação do Grupo Semex, Mário Karpinskas, o Brasil tornou-se um polo mundial de genética bovina graças ao trabalho de seleção que vem desenvolvendo nas últimas décadas.