Publique

MT vacinou 99,6% do rebanho contra aftosa

Dono do maior rebanho do País, Estado teve mais de 29,13 milhões de bovinos e bubalinos vacinados em 2015

A vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso alcançou o total de 99,59% do rebanho bovinos e bubalino de todas as idades em novembro de 2015. A região é dona do maior rebanho do País, com cerca de 29,25 milhões de cabeças. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea MT) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, Mato Grosso está dividido em 13 unidades regionais do Indea, alcançando os 141 municípios, com mais de 104 mil propriedades inscritas. O órgão acompanhou  a vacinação em 3.242 propriedades, que corresponde a 3,11% das fazendas com um total de 1.068.117 bovídeos que tiveram imunização realizada e fiscalizada por servidores.

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento econômico (Sedec) Seneri Paludo anunciou o aumento do orçamento do Indea para 2016. “Esse ano o Indea vai ter um orçamento de R$ 20 milhões, ou seja, está mais que dobrando o de 2015, e isso é reflexo do empenho e do reconhecimento do governo do Estado com um setor importantíssimo que é o de defesa agropecuária. Entendemos que o setor é fundamental para manter a sustentabilidade da economia de Mato Grosso”, afirmou.

Paludo ainda destacou que a cadeia produtiva da bovinocultura do Estado ganha um novo incentivo com a criação do Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), elaborado pela Sedec em parceria com o setor produtivo. O projeto foi encaminhado pelo governo para a Assembleia Legislativa que aprovou a iniciativa. “O Instituto vai ampliar a participação da produção estadual de gado de corte no mercado. Mato Grosso vai ter a sua própria marca”, apontou.

Fonte: Famato