Publique

Mãe de touro Semex tem estreia histórica

Pela primeira vez, animais da composição racial CCG 1/4 Holândes + 3/4 Gir Leiteiro participaram de julgamento de uma exposição oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

As pistas do Circuito Megaleite 2018/2019 – Etapa Uberaba registraram um feito histórico dentro da raça Girolando. Pela primeira vez, uma exposição oficial realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando sediou o julgamento da composição racial CCG 1/4 Holândes + 3/4 Gir leiteiro, cujas fêmeas são consideradas as “grandes mães” dos animais 5/8 e Puro Sintético (composição considerada como a raça Girolando em si). A primeira Grande Campeã da história dessa composição racial é Alícia Radar DLS Pantanal, que também levou o título de Melhor Úbere Adulto da sua categoria. A exposição aconteceu de 18 a 23 de fevereiro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

Além das conquistas em pista, a vaca tem confirmado sua qualidade genética nos cruzamentos para a produção de animais Girolando. Ela é mãe do touro Titan Goldship DLS Pantanal 5/8, que se tornou destaque na bateria de Leite Tropical da empresa Semex. “Titan já está há três anos com a Semex e é o único filho de Alícia em uma central. Ao longo desse tempo, ele vem brilhando entre as opções 5/8 da nossa bateria e mostrando toda a qualidade de sua genealogia, sendo utilizado em rebanhos nacionais e de outros países”, celebra Christian Milani, gerente Leite Tropical da Semex.

Durante o Circuito Megaleite, Alícia teve 50% de sua posse vendida no 1º Leilão Mega Ventres Girolando por R$ 21.000,00, registrando valorização total de R$ 42.000,00. O comprador foi a Agropecuária Irmãos Chiari. Para o proprietário da vaca, Denilson Lima de Souza, a conquista logo na estreia da categoria 1/4 em exposições oficiais da Girolando e a valorização do animal no mercado comprovam que a decisão em selecionar esses animais para a formação do 5/8 foi acertada. “São fêmeas muito produtivas e com período de lactação, viabilizando a pecuária mesmo em sistemas mais rústicos. O julgamento do 1/4 era uma antiga reivindicação dos criadores, que foi aprovado agora pela Associação por haver um volume maior de animais e uma grande consolidação no mercado da raça”, destaca o criador, que seleciona Girolando em Terenos/MS desde 2004 e que, há 12 anos, também vem investindo no cruzamento 1/4.

Não é a primeira vez que a vaca Alícia conquista um prêmio em exposição. “Quando ainda era jovem, Alícia já ostentava um título na Feileite 2012. Ela foi Campeã e Recordista Nacional do Torneio Leiteiro, na categoria Novilha ¼, quando obteve a média de 43,1 kg de leite, com pico de 45,7 kg. Naquele momento, o proprietário decidiu acasalar Alícia com um filho do touro Goldwyn, da raça Holandesa, resultando no touro 5/8 Titan, que hoje é um reprodutor de destaque da raça”, relembra o gerente da Semex.