Publique

LOGAN DA DI GENIO já faz história na pecuária

Touro da excelente safra de 2013 surpreende pelo vigor e por características como racial bonito, ossatura equilibrada e chanfro curto.

Aos cinco anos de idade, o touro LOGAN DA DI GENIO já se destaca na pecuária nacional, atraindo o interesse de criatórios de estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Alagoas, dentre outros, e avançando as fronteiras para países da América do Sul, como a Bolívia. O segredo do sucesso? LOGAN reúne as principais qualidades demandadas pelo mercado: circunferência escrotal excepcional, bastante revestimento de carcaça, frame moderado, chanfro curto, ossatura equilibrada, racial bonito e DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) positivas para várias características econômicas. Além disso, tem excelente pedigree e é sangue aberto para a maioria das linhagens usadas atualmente no Nelore.

“Essa facilidade que ele tem de ser trabalhado pelo seu pedigree diferenciado e aberto faz dele um touro muito importante para a pecuária brasileira. Ele é muito fácil de acasalar e todas essas características físicas se somam às econômicas, que são ganho de peso, fertilidade e habilidade nas fêmeas que já foram paridas”, conta Antonio Aurico, gerente do Nelore DI GENIO, que também destaca o bom desempenho do touro nas provas de ganho de peso realizadas internamente pelo criatório e em vários programas de melhoramento.

Filho de Big do DJ X Gavina da DI GENIO, LOGAN DA DI GENIO foi recordista do Programa Nacional de Avaliação de Touros jovens – PNAT 2015, com 1.360 doses de sêmen distribuídas. “De todas as edições do PNAT, o LOGAN é o segundo touro com o maior número de comunicações e de filhos. Essa é uma marca muito significativa”, enfatiza Antonio Aurico.

LOGAN é Top 1% e iABCZ 24.35 no PMGZ/Geneplus/Embrapa e se destaca no programa CEIP, certificado emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que assegura a procedência, a produtividade e o potencial genético do animal, garantindo os números referentes às suas principais características de performance. E, no Sumário Aliança, é DECA 1 para dez características. “É um touro que apresenta muita estrutura, comprimento e musculatura em sua carcaça e tem forte avaliação genética para habilidade materna e características de crescimento”, analisa Antonio Aurico.

E sua progênie já vem chamando a atenção em diversos criatórios do País. “O LOGAN é um touro que predomina na sua progênie. Em vacas com pedigrees diferentes, vem mantendo o mesmo desempenho. Já fez filho campeão de prova de ganho de peso, tem feito animais de pista. São animais de altura mediana, não são pernaltas, têm comprimento de carcaça que impressiona, racial muito bonito, marrafa estreita, cupim bem implantado, virilha baixa, chanfro curto, pigmentação firme e são bons de aprumo. Ele imprime muito bem na sua progênie as características da raça Nelore, que é o que os pecuaristas buscam”, acrescenta Aurico.

Seu filho OLDPARR foi campeão da 9ª Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP), circuito interno realizado pelo Nelore DI GENIO para identificar os melhores reprodutores, os futuros candidatos a doadores de sêmen e as principais matrizes. Assim como seu pai, está em coleta na Alta. “Campeão em provas das centrais e com CEIP, o OLDPARR é mais um touro do Nelore DI GENIO que traz uma expectativa muito grande para o mercado, por sua carcaça, beleza e desempenho. E que, com certeza, será um grande reprodutor, como o LOGAN”, avalia Antonio Aurico.
Segundo o gerente do Nelore DI GENIO, LOGAN tem sido muito procurado por pecuaristas que fazem melhoramento e, também, por quem faz pista. “É um touro que tem caminhado muito bem tanto no rebanho elite como em rebanho selecionado a campo”, observa Antonio Aurico, revelando novidades para 2019. “Estamos com um ‘time’ novo, que deve estrear ainda nas exposições do primeiro semestre e com expectativas muito boas”, anuncia.

Sobre o Nelore DI GENIO

Marca reconhecida na produção de touros eficientes, fruto de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a genética DI GENIO mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do Brasil: LANDAU, LANCHUDO, ORÁCULO e ORPHEU, em coleta na CRV Lagoa; LOGAN, OLDPARR, EFEITO e OPOSITOR, na Alta; JOVEM, na Semex; e JAZIGO, na ABS. Vários touros do criatório foram selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), como o NEPAL (2017) e o OBAMA (2018).
Com propriedades em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o Nelore DI GENIO participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético PMGZ/Geneplus e PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.