Publique

Livro sobre pecuária de corte é lançado na BeefExpo 2017

“Economia da Pecuária de Corte – Fundamentos e o ciclo de preços” foi lançado durante a feira

Um trabalho profundo sobre a História Social, Geopolítica e Econômica da Pecuária de Corte no Brasil foi o destaque do último dia da BeefExpo 2017 – Salão Brasileiro das Carnes, que reuniu durante três dias, na capital paulista, milhares de profissionais da cadeia produtiva da carne bovina. O livro “Economia da Pecuária de Corte – Fundamentos e o ciclo de preços”, escrito por Luiz Antonio Pinazza, Fernanda Kesrouani Lemos e Vinicius Madri Vivo, foi lançado à tarde, no estande das empresas
Tortuga – DSM, Beringer Ingelheim, Dow AgroSciences e JBS, com direito aos autógrafos de dois dos quatro autores, Ivan Wedekin e Fernanda Lemos. A obra traz na primeira parte uma visão global do negócio de carne bovina, uma espécie de fotografia do setor. A história econômica da cadeia do segmento e da indústria de abate e processamento. A segunda parte entra no âmago da economia da atividade, com a estrutura do mercado sendo analisada com base na teoria da Organização Industrial, um roteiro didático que compõem um painel sobre os fatores determinantes da oferta e da demanda da carne bovina no Brasil.

Ivan Wedekin, que antecedeu o lançamento do livro com uma palestra no espaço “+@/ha/ano”, auditório mantido pelas quatro empresas para a divulgação de tecnologias para aumentar os resultados das fazendas de pecuária de corte no país, é engenheiro agrônomo, diretor da Wedekin Consultores, tendo sido Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), diretor de commodities da BM&F Bovespa, da Bolsa Brasileira de Mercadorias, da Agroceres e da RC.W Consultores. Escreveu há quase trinta anos, o primeiro livro sobre agrobusiness no Brasil, “Complexo Agro-industrial – Oagrobusiness brasileiro”, ao lado de Ney Bittencourt de Araújo e Luiz Antonio Pinazza.

Pinazza também é agrônomo e Mestre em Economia, além de editor executivo da Revista Agroanalysis (Fundação Getúlio Vargas) e consultor técnico da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Já escreveu diversas obras sobre o Agro Brasil. Fernanda Lemos é doutora em administração pela
Universidade de São Paulo e mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Tem formação em Economia (FGV – EESP) e Administração de Empresas (ESPM). É pesquisadora do Centro de Conhecimentos em Agronegócios (PENSA – USP) nos assuntos de estratégia empresarial e governança corporativa, além de colaboradora fixa da Revista Beef.

Vinicius Madrid Vivo é engenheiro de produção pelo Centro Universitário FEI e mestre em Agronegócio pela Undação Getúlio Vargas. Atualmente, cursa especialização em Data Science pela Johns Hopkins University. É colaborador da Wedekin Consultores desde 2016 e hoje mora em Sidney, na
Austrália. O livro traz um prefácio escrito por Paulo Rabello de Castro, presidente do BNDES, Doutor em Economia pela Universidade de Chicago (EUA) e graduado em Direito.

“Economia da Pecuária de Corte – Fundamentos e o ciclo de preços” é uma edição da Wedekin Consultores e pode ser encontrado pelo telefone (11) 3842 5607 e pelo e-mail contato@wedekin.com.br.

Fonte: BeefWorld