Publique

Lideranças femininas do agro se reúnem em São Paulo

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) sediou, na noite de segunda-feira (16), o primeiro Encontro de Lideranças Femininas do Agronegócio brasileiro.

Organizado pela diretora de Pecuária da entidade, Teresa Cristina Vendramini, o evento reuniu produtoras rurais, pesquisadoras, professoras, estudantes e executivas de multinacionais que trocaram experiências pessoais e profissionais.

Segundo Vendramini, o encontro serviu para dar unidade ao grupo e debater os desafios das mulheres que vivem ou trabalham no setor rural.

“Aqui não há apenas grandes produtoras, há também representantes de trabalhadoras, do cooperativismo, da pesquisa acadêmica e todas elas têm alguma contribuição a dar”, explica Teka.

Ela lembrou de um estudo que aponta que 70% dos descendentes do setor rural são mulheres. “Isso explica a grande quantidade de jovens aqui”.

O evento teve a participação de Maria Iraclézia de Araújo, Presidente da SRM (Sociedade Rural de Maringá). Segundo ela, a mulher transforma o ambiente que passa a frequentar. E isso não é diferente no agro. “São exemplos a serem seguidos pela competência, determinação e perspicácia com que dirigem as empresas delas”, destacou.

A engenheira agrônoma e produtora rural Lilica Teles de Menezes destacou o papel da SRB para o atual momento do agronegócio brasileiro. “Se chegamos ao patamar de principal setor da economia nacional, muito se deve a esta casa, que ao longo de cem anos foi a guardiã da defesa do produtor rural”, disse. Lilica é filha de Flavio Teles Menezes, ex-presidente da SRB.

Lilica Teles de Menezes e Teka Vendramini

Ao todo, cerca de 150 mulheres de onze estados estiveram representadas: Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Piauí. O próximo encontro do grupo acontecerá no primeiro semestre de 2018 em local ainda indefinido.

O evento serviu como preparação para o II Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio que começa nesta terça-feira (17), em São Paulo.

Por Renato Scardoelli
Grupo Publique