Publique

Leilão Pitangueira & Convidados vem aí!

A mais alta qualidade da raça Braford estará em oferta na 2ª edição do Leilão Pitangueira & Convidados. O remate presencial que será realizado no dia 5 de outubro, na Fazenda Espinilho, em Maçambará, RS, também terá transmissão ao vivo.

A Pitangueira que já teve a temporada 2019 marcada por premiações em pista, ótimos resultados em provas zootécnicas e o reconhecimento nacional com os títulos de “maior vendedor de touros Braford” e de “segundo maior vendedor de reprodutores taurinos” no Brasil conferidos pelo ranking TOP 100, sustenta uma expectativa positiva elevada pelo êxito do seu leilão anual. “Esse é o nosso principal evento. Apartamos com o maior rigor possível e vamos vender 100 touros e 50 fêmeas”, diz a criadora Clarissa Rohde Lopes Peixoto.

O criatório fundado por Pedro Monteiro Lopes há mais de quarenta anos é uma referência na seleção do Braford para todo o país, tem o reconhecimento de ser um dos mais qualificados da raça e foi um dos pioneiros na introdução e disseminação dessa genética no Brasil Central e na região Norte.

O Braford é uma raça formada a partir da década de 1980, com base no cruzamento de animais europeus e zebuínos. A pecuária de corte brasileira sempre precisou de animais adaptados aos sistemas desenvolvidos essencialmente em clima tropical. A junção de espécies proporcionou aos animais a capacidade de aliar qualidades de produtividade, rusticidade e precocidade em um nível de heterose especial para conquistar o mercado nacional. O comprimento e a musculatura evidentes impressionam.

O Braford Pitangueira é precoce na reprodução, com as fêmeas maduras entre 14 e 18 meses de idade, e na terminação, porque produz novilhos que chegam ao ponto de abate entre 18 e 24 meses. “Nós precisávamos de animais com genética que contemplasse todas essas vantagens zootécnicas e produtivas para ter um gado precoce e rústico capaz de produzir carne de qualidade em áreas e sistemas de manejo desafiadores. O Braford Pitangueira traz essas condições e o melhoramento contínuo do plantel nos permite apresentar indivíduos cada vez melhores em todo novo evento”, diz Clarissa.

Os lotes do remate seguem com avaliação genética da Conexão Delta G, com calendário sanitário completo e atestados negativos para zoonoses. Os machos têm testes andrológicos positivos e as fêmeas seguem com comprovação de fertilidade.

Sobre o Grupo Pitangueira – Considerado a marca do Braford brasileiro, o Grupo Pitangueira tem uma história que se confunde com a trajetória da raça no País. Foi um dos primeiros a comercializar a genética Braford no Brasil e, também, um dos fundadores da Conexão Delta G, que é o mais antigo programa de melhoramento genético brasileiro e conta com o maior banco de dados. O rebanho ainda é aprovado pelo Ministério da Agricultura com o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção e se destaca pela rigorosa seleção sempre voltada para a produção de carne de qualidade a partir da criação a pasto. O Grupo Pitangueira é igualmente referência na agricultura com um forte trabalho na cultura de arroz irrigado. Instalações modernas e investimentos permanentes em melhoria contínua e inovação sustentam uma safra anual de 50 mil toneladas, exclusivamente em lavouras próprias. O Arroz Pitangueira é um dos líderes na produção gaúcha e tem uma das principais unidades de beneficiamento e comercialização do Rio Grande do Sul.