Publique

Nelore CEN leiloa 90 Touros e 15 fêmeas

90 Machos iABCZ Top 1,80% e MGTe Top 3,75% serão levados a leilão pelo criatório Nelore CEN, no próximo dia 21 de abril, a partir das 14 horas, na Fazenda Crioula, em Valparaíso (SP). Também haverá uma oferta especial de 15 fêmeas da reserva do criatório. Frutos de acasalamentos que prezam por animais produtivos, de ótimos aprumos, com excelente tipo frigorífico e racial, os animais do Nelore CEN são selecionados desde 1965 sob o conceito de se produzir animais com alta performance, rústicos e de muita fertilidade. Tudo isso, mantendo a caracterização racial ímpar do Nelore e valorizando aspectos funcionais importantes, como bons aprumos e umbigo correto, apenas para falar de duas características indispensáveis para animais que vão reproduzir a pasto.

As atividades vão começar às 9H30m, com a  mostra dos animais que vão ser leiloados. Na sequência, serão proferidas duas palestras. Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), vai apresentar o programa de melhoramento da entidade para a raça (PMGZ) e a ferramenta EPMURAS®️. Já Heverardo de Carvalho, presidente da Alta Genetics, vai falar sobre as perspectivas para o mercado de sêmen.

A Genética Nelore CEN completa em 2018 cinquenta e três anos de seleção e melhoramento do gado Nelore. Comandado pelo criador Carlos Eduardo Novaes, o Cadu, o criatório seleciona reprodutores e matrizes na Fazenda Crioula, em Valparaíso (SP). Carlos Eduardo Novaes é uma referência brasileira na seleção de reprodutores e seu rebanho é avaliado pelo Nelore Brasil, da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), e PMGZ, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

O leilão vai começar às 14 horas e terá a transmissão do Canal do Boi.