Publique

LANCHUDO e LOGAN: qualidade Nelore DI GENIO

A exemplo do LANDAU DA DI GENIO, os dois touros da excelente safra de 2013 já se destacam como revelações da pecuária.

Produzir touros melhoradores apartados a dedo, com Circunferência Escrotal (CE) excepcional e excelente pedigree, prontos para melhorar os rebanhos dos clientes e fazer bezerro de cabeceira em todos os plantéis do Brasil. Esse é o grande objetivo do Nelore DI GENIO, referência em seleção e melhoramento da raça, que mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do País.

A exemplo de um dos grandes expoentes da pecuária brasileira, LANDAU DA DI GENIO, outros dois touros do criatório já estão se provando como destaques: LANCHUDO e LOGAN. Frutos da excelente safra de 2013, os animais estão em coleta na CRV Lagoa e na Alta, respectivamente.

Campeão da tradicional Prova de Ganho em Peso (PGP) do Nelore DI GENIO, LANCHUDO DA DI GENIO alia características econômicas com excelente beleza racial. No PMGZ/Geneplus, registra números como iABCZ 26.89, Top 1% e índice de consanguinidade (F) 0,0%, e possui régua de DEP muito boa para desempenho e peso. Principal touro PO no Sumário Aliança Nelore consolidado, produzido pela GenSys, é DECA 1 para 16 características, ou seja, está entre os 10% melhores em todos esses quesitos. E tem aproximadamente  50 % dos filhos com CEIP (Certificado Especial de Identificação de Produto), através do PAINT, programa de melhoramento genético da CRV Lagoa.

“O LANCHUDO é um animal jovem, já vem produzindo excelentes bezerros, que mostram muito bem o que é essa genética, essa carcaça, musculatura e ganho de peso. É um touro que traz muitas das características econômicas que a gente vem buscando hoje para uma pecuária de corte eficiente”, destaca Antonio Aurico, Gerente do Nelore DI GENIO.

Filho de Bitelo DS, sua mãe é uma matriz provada e doadora do plantel DI GENIO. “A Educate tem muita consistência, fez o LANCHUDO, que foi campeão de uma Prova de Ganho de Peso do criatório e, na prova anterior, fez o 2º colocado. E na 10ª PGP, que começamos em julho, já tem vários filhos se destacando nas pesagens. É uma vaca muito bonita, eficiente, irmã do EFEITO DA DI GENIO, touro campeão do CP CRV Lagoa. São animais oriundos de uma família dirigida a provas de ganho de peso”, observa Aurico.

Destaque absoluto do PNAT 2015, LOGAN DA DI GENIO foi recordista do programa, com 1.360 doses distribuídas. Filho de Big do DJ X Gavina da DI GENIO, é Top 1% e iABCZ 24.35 no PMGZ/Geneplus, e tem índice de consanguinidade (F) 0,0%. É destaque para características de peso, de Circunferência Escrotal (CE) e tem régua de DEP muito equilibrada. É, ainda, muito forte no programa CEIP, certificado emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que assegura a procedência, a produtividade e o potencial genético do animal, garantindo os números referentes às suas principais características de performance.

Já no Sumário Aliança consolidado, é DECA 1 para dez características. “O LOGAN DA DI GENIO é um touro que apresenta muita estrutura, comprimento e musculatura em sua carcaça e tem forte avaliação genética para habilidade materna e características de crescimento. E sua progênie já vem chamando a atenção em diversos criatórios do País”, ressalta Antonio Aurico.

Dentre seus filhos, destaque para o OLDPARR DA DI GENIO, Campeão da 9ª PGP interna do criatório, Top 0,5% e iABCZ 30.77, em coleta na mesma central. “Campeão em provas das centrais e com CEIP, é outro touro que traz uma expectativa muito grande para o mercado, por sua carcaça, beleza e desempenho. E que, com certeza, será um grande produtor como seu pai, o LOGAN”, avalia Antonio Aurico.

Sobre o Nelore DI GENIO – Marca reconhecida na produção de touros eficientes, frutos de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a genética DI GENIO mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do Brasil: LANDAU, LANCHUDO, ORÁCULO e ORPHEU, em coleta na CRV Lagoa; LOGAN, OLDPARR, EFEITO e OPOSITOR, na Alta; JOVEM, na Semex; e JAZIGO, na ABS. Vários touros do criatório foram selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), como o NEPAL (2017) e o OBAMA (2018).

Com propriedades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o Nelore DI GENIO participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético PMGZ/Geneplus e PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.