Publique

Kemin apresenta estratégia nutricional para bovinos

O produtor de leite e de corte sabe que sua produtividade está diretamente ligada à qualidade da alimentação e a dieta fornecida diariamente aos seus animais. Uma das principais dificuldades é produzir uma silagem ou um feno de alta qualidade. Nestes processos de conservação dos alimentos vários processos biológicos ocorrem, principalmente a fermentação bacteriana, desta forma uma correta fermentação em um pH adequado e o controle populacional de outas bactérias e fungos indesejados se torna mandatório para o sucesso. O FRESHCUT Plus é uma mistura de três diferentes ácidos orgânicos (propiônico, benzóico e acético) indicado para o processo de ensilagem, fenação, pré-secados, assim também como no uso para o fornecimento diário via TMR aos seus animais. “A função inicial desta escolha é a conservação dos alimentos, porém muitos outros resultados positivos conseguimos observar”, explica o médico veterinário e gerente de Produtos para Ruminantes da Kemin na América do Sul, Fernando Braga.

Pela mistura e concentração específica de ácidos dentro do produto FRESHCUT Plus somado a um efeito surfactante consegue-se uma rápida diminuição do pH e desta forma proporcionamos um melhor ambiente para as bactérias fermentadoras do processo de ensilagem. Além disto, os fungos e outras bactérias nocivas a este processo tem se desenvolvimento prejudicado por este ambiente ácido. Com uma melhor fermentação e um controle de microrganismos nocivos vamos conseguir um alimento de melhor qualidade, com maior quantidade de matéria seca e maior digestibilidade. “Com um alimento mais fresco e saudável, o seu rebanho irá aumentar comer mais e produzir mais”, cita Braga. Pensando nesta maneira pode-se e deve-se usar o FRESHCUT Plus no momento da ensilagem ou fenação, mas também no fornecimento diária via TMR aos seus animais.

De acordo com estudos de FRESHCUT Plus realizados pela Kemin, tivemos um rendimento superior de 3 a 4% de matéria seca no processo de silagem, cargas microbianas no momento da abertura da silagem significativamente menores, possibilidade de fenação com maior teor de umidade na matéria e controle de temperatura, pH e carga microbiana dentro do esperado em até 48 horas após o fornecimento da dieta via TMR diariamente. “Uma escolha completa e eficaz para um alimento sempre fresco e saudável ao seu rebanho”, garante Braga.