Publique

Julho aquecido para o Braford do Brasil

O Grupo Pitangueira participa de dois leilões importantes neste mês. O primeiro, dia 22, no remate virtual Conexão Delta G e o segundo, no presencial Reprodutores Multiraças, dia 28, em Francisco Beltrão (PR). O Conexão Delta G é o primeiro leilão virtual do programa e, para comemorar 25 anos de trabalho, colocará em pista 50 fêmeas e 120 touros das raças Braford e Hereford escolhidos por índices de suas Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs). Uma parcela significativa dos animais ainda possui o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além dos lotes especiais da Pitangueira, a oferta conta com exemplares de mais sete cabanhas associadas.

Segundo o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, o diferencial do leilão está na qualidade do material comercializado, uma vez que a entidade é a única no País, dentro das raças Hereford e Braford, que possui animais chancelados com CEIP, certificação para indivíduos comprovadamente melhoradores. “Será um leilão de grandes produtores, todos comprometidos com este que é um dos maiores programas de melhoramento genético das raças Hereford e Braford do mundo, com mais de meio milhão de produtos avaliados”, enfatiza.

Chama a atenção nos lotes apartados a qualidade superior dos reprodutores e, também, das fêmeas – a maioria delas ceipadas e da cabeceira da geração – com prenhez positiva de touros melhoradores das respectivas raças. “Nós, do Grupo Pitangueira, como um dos fundadores da Conexão Delta G, temos a honra de participar desse leilão, que comemora os 25 anos do programa, ofertando o que temos de melhor”, diz Clarissa Rohde Lopes Peixoto, criadora e diretora da Pitangueira.

O leilão será transmitido pelo Canal do Boi, no dia 22 de julho, a partir das 19h. No martelo, estarão as leiloeiras Central Leilões e Cambará Remates. O evento de 28 de julho, em Francisco Beltrão (PR), será presencial no Parque de Exposições Agropecuárias da cidade, a partir das 14h.

Sobre o Grupo Pitangueira – Considerado a marca do Braford brasileiro, o Grupo Pitangueira tem uma história que se confunde com a trajetória da raça no País. Foi um dos primeiros a comercializar a genética Braford no Brasil e, também, um dos fundadores da Conexão Delta G, o mais antigo programa de melhoramento genético brasileiro e com o maior banco de dados. O rebanho também é aprovado pelo Ministério da Agricultura com o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção e se destaca pela rigorosa seleção, sempre voltada à produção de carne de qualidade a partir da criação a pasto. O Grupo Pitangueira é igualmente referência na agricultura, com um forte trabalho na cultura de arroz irrigado. Instalações modernas e investimentos permanentes em melhoria contínua e inovação sustentam uma safra anual de 50 mil toneladas, exclusivamente em lavouras próprias. O Arroz Pitangueira é um dos líderes na produção gaúcha e tem uma das principais unidades de beneficiamento e comercialização do Rio Grande do Sul.