Publique

Ji-Paraná receberá etapa do Circuito Intercorte 2017 em julho

O projeto itinerante que aborda produção da carne de qualidade chegará a Ji-Paraná (RO) nos dias 12 e 13 de julho. A terceira etapa da Intercorte 2017, pela primeira vez, fará parte da programação da 38ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (Expojipa), no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

É a quarta vez que o Estado recebe a Intercorte, que este ano tem como tema principal “Entender para Atender”, com palestras, apresentação de casos de sucesso e debates. Promovido pelo Terraviva Eventos (São Paulo/SP) e pela Associação Rural de Rondônia, com curadoria de conteúdo da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), o evento terá painéis que abordam aspectos sobre o desenvolvimento da pecuária nacional.

Cria

Neste painel o médico-veterinário e proprietário da Firmasa de Tecnologia para Pecuária, Luciano Penteado da Silva, apresentará um panorama da criação de bezerros e as tendências de mercado no Brasil. Segundo ele, a cria é muito penalizada dentro do sistema produtivo da pecuária por apresentar custo mais alto e baixa rentabilidade, sendo uma fase pouco valorizada pelo produtor. “O que poucos se dão conta é que para a cadeia ser completa é necessário que existam os bezerros, que são a base da cadeia produtiva”, afirma o palestrante. Neste painel ainda serão apresentados casos de sucesso de produtores da região, que compartilharão suas experiências.

Intensificação

A palestra principal será ministrada pelo pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, Piracicaba/SP), Thiago Carvalho, falando sobre o atual momento do mercado pecuário, seus desafios e perspectivas, dando a visão de retorno da atividade pautado no aumento da produtividade e não somente em preço. “O debate com os participantes visa mostrar que, apesar do momento delicado e de mudanças na cadeia, o dentro da porteira tem que deixar de lado a passionalidade e trabalhar com a razão, focando na gestão e no aumento de produtividade dos fatores de produção disponíveis da fazenda”, diz e completa que o atual momento exige bom discernimento do setor produtivo: “Quem passará por mais essa turbulência serão os pecuaristas-empresários que souberem administrar e atualizar bem esses fatores”. Este painel também contará com dois casos de exemplo.

O evento ainda contará com mais dois painéis, sobre sustentabilidade e carne de qualidade. “Acreditamos que para atender as demandas de mercado é preciso conhecer a fundo cada etapa do processo de produção de carne. Por isso, a InterCorte deste ano se propõe a construir o conhecimento em conjunto, estimulando a troca de ideias e experiências entre os envolvidos na cadeia produtiva da carne”, destaca a diretora do Terraviva Eventos, Carla Tuccilio.

Uma feira de negócios também contará com a participação de empresas da pecuária, mostrando suas novidades tecnológicas ao produtor. Estarão presentes no evento em Ji-Paraná Ourofino, Minerva Foods, Nutron, Biogénesis Bagó, Beckhauser, Romancini, SBC Certificadora, Brutale, Toledo do Brasil, Casale, Oligo Basics, CRI Genética, DeltaGen, Belgo, Rubber Tank, ABCB Senepol, Real H, JA Saúde Animal e Vitasal.

As inscrições podem ser realizadas on-line.

Fonte: A.I.