Publique

InterCorte SP destaca papel da genética na pecuária de corte

O principal centro financeiro do país se tornará, entre os dias 15 e 17 de novembro, a capital da pecuária nacional, com a realização da quinta etapa da InterCorte, evento que encerra o circuito itinerante que vem percorrendo alguns dos principais polos cadeia produtiva da carne bovina do Brasil.

O evento que será realizado no WTC Golden Hall, em São Paulo (SP) terá como uma das principais novidades o “Caminhos da Genética”, um desdobramento do projeto “Caminho do Boi”, iniciativa criada para que os visitantes simulem o trajeto realizado pelo animal de corte, desde a fazenda até o varejo. O projeto conta com diversas estações que mostram cada etapa do processo de produção de uma carne de qualidade e a cada edição da InterCorte São Paulo, uma dessas etapas será aprofundada, começando pela genética.

Em cinco blocos, mais de 30 debatedores discutirão os diversos aspectos que influenciam a genética bovina como estratégia para a pecuária. Luiz Josahkian (ABCZ) dará a palestra do bloco 1 Animais na Pista: Beleza Racial ou Beleza Funcional? e debaterá o tema com Renata Branco (IZ – Instituto de Zootecnia), Rodrigo Brunner (Tulipa Agropecuária), Ricardo Viacava (Nelore CV), Paulo Leonel (Nelore ADIR) e Luis Felipe Moura Pinto (Angus). O segundo bloco “Aplicações Práticas do Melhoramento Genético: Índices, critérios de seleção, acasalamentos, cruzamentos, compra de touros e sêmen” terá palestra de José Bento (FZEA – USP) e como debatedores Luciano Penteado (Firmasa), Carlos Viacava (Nelore CV), Raysildo Lobo (ANCP) e Joslaine Cyrillo (IZ). Já o bloco 3, intitulado “O impacto no uso de animais melhoradores selecionados em Testes de desempenho e Eficiência Alimentar” será aberto com palestra de Carina Ubirajara (UFU) e debates com Luciano Borges (Rancho da Matinha), Cezar Franzon (CRV Lagoa), Maria Eugênia Mercadante (IZ) e Leonardo Souza (Qualitas). O quarto bloco “Um passo a mais na tecnologia – O uso da Genômica no campo” terá palestra de Fernando Baldi (Unesp), Daniel Biluca (Clarifide), Angela Bittencourt (PecSolutions/Illumina) e Marcelo Almeida (Cia. de Melhoramento) como debatedores. Ian Hill (Jacarezinho) será o palestrante do bloco 5 “Produtividade, Lucratividade e Sustentabilidade na utilização de animais melhorados”, que terá como debatedores Abel Leopoldino (Grupo Leopoldino), Rogério Fonseca Peres (ABS Pecplan), Daniel Carvalho (CRI Genética) e Bento Gonzaga (PSLM). O último bloco “Reprodução, Fertilidade e Precocidade Sexual” será conduzido por Pietro Baruselli (FMVZ – USP) e debatido com Zequinha Vasconcelos (Unesp) e Gabriel Crepaldi (ST Repro). Um debate entre os palestrantes dos cinco blocos finalizará o “Caminhos da Genética”.

Para o professor de Reprodução Animal, da FMVZ – USP, Pietro Baruselli, um dos participantes do painel, a genética precisa ser uma escolha assertiva no processo de produção da pecuária, tendo em vista que seus resultados refletem diretamente na qualidade da carne a ser comercializada. “A genética é, sem dúvida, um dos pontos de maior relevância no processo produtivo, pois o criador só terá acesso aos resultados de sua escolha quando alcançar as etapas finais, ou seja, depois de um período de até quatro anos. É muito importante trazer essa discussão sobre genética bovina e reunir a cadeia para debater esse assunto em São Paulo, uma cidade onde as coisas acontecem”, afirma ele.

Papel das redes sociais na pecuária
Além do “Caminhos da Genética”, a InterCorte três dias de uma diversificada programação envolvendo os diversos elos da cadeia produtiva da carne. Um dos painéis em destaque é o que destacará a importância das redes sociais para a melhoria da pecuária e seus líderes.

O painel, que será realizado na manhã do primeiro dia do evento, reunirá alguns líderes de grupos criados para debater e trocar informações de relevância sobre o desenvolvimento da pecuária nacional nas redes sociais. Participam do painel Wagner Pires – Grupo de Pastagem Sustentável, Oswaldo Furlan Junior – GPB (Grupo Pecuárioa Brasil), Daniel Pagotto – Tratto Consultoria, Luís Felipe Moura Pinto – Pasto On Line, Rodrigo Albuquerque – Beef Radar e Erika Bannwart GPB Rosa e NFA – Núcleo Feminino do Agronegócio.

“A ideia do painel é reunir os formadores de opinião para promover a integração entre os participantes e analisar as contribuições que essas ferramentas têm oferecido para o amadurecimento do diálogo na pecuária”, destaca a diretora do Terraviva Eventos, Carla Tuccilio.

O coordenador do Beef Radar, Rodrigo Albuquerque, um fórum virtual permanecente sobre a pecuária, será um dos participantes do painel. Segundo ele, o objetivo do grupo é unir a cadeia para ter uma visão integrada da produção pecuária bovina. “Nosso grupo possui membros de toda indústria de insumos ligadas ao setor. A ideia é unir a cadeia de ponta a ponta para que a gente consiga discutir assuntos que sejam sinérgicos para contribuir para o desenvolvimento do setor”, afirma.

Para a coordenadora do GPB – Rosa, Erika Bannwart, que reúne mulheres do setor, esse encontro será importante para que os grupos deixem o ambiente virtual e possam atuar, de forma efetiva, no setor. “Chegamos num momento em que possuímos diversos grupos dedicados a debater os desafios do setor, mas precisamos costurar essas ideias em prol da pecuária. Esse momento é importante para alinhar as ideias e que passemos a falar a mesma língua”, enfatiza.

Programação diversificada
A InterCorte São Paulo ainda será sede do evento em comemoração aos dez anos do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), congresso da APPS – Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável, encerramento do Circuito InterCorte 2017, painel internacional sobre o mercado mundial da carne e diversas palestras técnicas, além de um espaço para degustação e eventos gastronômicos.

Nesse período, de 11 a 19 de novembro, será promovida a Angus Beef Week São Paulo, com a participação de diversos restaurantes da cidade que oferecerão ao consumidor pratos especiais com cortes de animais Angus.

A edição da InterCorte em São Paulo terá ainda uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que lançarão no evento suas inovações tecnológicas para tornar a pecuária cada vez mais produtiva e rentável. Estarão presentes empresas e entidades, como Ourofino, AgroMaripá, Cargill-Nutron, Matsuda, Biogénesis Bagó, GTPS, Acrimat, Instituto de Zootecnia – IZ, Beckhauser, Mundial Bens, SBC Certificadora, Trouw Nutrition, Brutale, Toledo, Casale, CRI Genética, Deltagen, Wolf Seeds, Rubber Tank, ORO AGRI, ABCT – Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, Illumina, Multibovinos, Minerthal, Balanças Açores, Estância Bahia, ABCB Senepol, Agrozootec, USP, Prodap, Panucci Pré Moldados, Allflex, Exacta Balanças, ANCP, Coimma, Horus Aeronaves, CV Mocho, Firmasa / Pec 4.0, Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental – Simbrasil, Associação Brasileira de Criadores Bonsmara e ABS Pecplan.

Mais informações e a programação completa pode ser conferida no site: www.intercorte.com.br/saopaulo