Publique

Indea-MT divulga recorde de vacinação em Mato Grosso

Com destaque para a quantidade de fêmeas, Estado vacinou 30,2 milhões de cabeças em 2016

Na última semana, o Instituo de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) divulgou as informações referentes à vacinação do rebanho mato-grossense realizada em novembro de 2016, ao todo foram vacinadas 30,2 milhões de cabeças, representando 99,62% do rebanho.

Em seu boletim semanal, o Instituo Mato-Grossense de Economia Agropecuária destaca que trata-se do maior rebanho bovino da história do Estado, com crescimento de 3,32% em comparação com 2015. “Tal avanço adveio principalmente do processo de retenção de fêmeas, que vem acontecendo há mais de três anos”.

Na comparação com 2013, o número de fêmeas registrou alta de 1,5 milhão de cabeças, enquanto o de machos teve“apenas” 233.122 a mais. “Dito isto, ainda que tal resultado soe positivo para a cadeia, o pecuarista deve se atentar para um possível excesso na oferta de bovinos, que pode resultar em desvalorizações nas cotações”, alertou a publicação.

O Imea também ressaltou a participação de animais com menos de 36 meses nos abates do Estado. Segundo dados do Indea, essa faixa etária representou 63% do total de animais abatidos em 2016. Foi o quinto ano consecutivo de aumento.

Fonte: Imea