Publique

II Mega Encontro Internacional Senepol

A programação do Mega Encontro Internacional de Senepol ainda trará uma série de lançamentos, dia de campo, leilões e degustação de carne.

A rentabilidade da pecuária de corte está diretamente ligada à eficiência produtiva do rebanho e os bons índices zootécnicos podem ser prejudicados por um manejo incorreto dos animais na fazenda. “Quando definimos estratégias de manejo para melhorar esses índices, devemos considerar que tudo começa com o nascimento do bezerro, pois os manejos realizados nos seus primeiros dias de vida têm importante impacto sobre seu desempenho futuro”, explica a pesquisadora do Grupo ETCO da UNESP, Lívia Carolina Magalhães Silva.

As boas práticas de manejo durante os primeiros dias de vida do bezerro aumentam as chances de sobrevivência. Dados apontam que o período de maior mortalidade nesta categoria animal é dos primeiros 15 dias de vida, sendo as principais causas problemas com umbigo e diarreia. “Após o nascimento do bezerro, a primeira ação a ser realizada é a cura do umbigo. Este manejo só deve ser realizado após a formação do vínculo entre a mãe e o filhote, principalmente no caso das novilhas, pois, quando feito antes, pode resultar em abandono do bezerro”, orienta Lívia. O produtor precisa oferecer boas condições de manejo para o pleno desenvolvimento do bezerro até o desmame.

Este assunto será debatido durante o II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol, no Parque do Camaru, em Uberlândia/MG, evento que contará com a presença de pecuaristas, estudantes e profissionais do setor vindos de vários países. No dia 2 de setembro, às 20h, no Espaço Senepol, a pesquisadora ministrará a palestra magna Manejo de crias – uma abordagem sustentável e eficiente na produção de bovinos. “Serão apresentadas algumas recomendações de boas práticas de manejo dos bezerros de corte, desde antes e logo após o nascimento, levando em conta princípios de sustentabilidade e de bem-estar animal, de forma a proporcionar melhores condições de criação, com reflexos positivos na saúde e no desempenho dos mesmos”, adianta a pesquisadora.

Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), o II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol será realizado de 30 de agosto a 8 de setembro. A expectativa é de que sejam expostos quase 300 animais de diversos criatórios de Senepol do País. “Mais uma vez o evento promete ser uma grande vitrine para a raça e deve atrair visitantes de várias regiões do Brasil e de outras partes do mundo”, informa o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara.

A programação do Mega Encontro Internacional de Senepol ainda trará uma série de lançamentos, dia de campo, leilões e degustação de carne. No dia 2 de setembro, a partir das 9h, acontece o Dia de Campo do Senepol Canaã, que conta com o apoio da ABCB Senepol. A partir das 20h40, o colegiado do Núcleo Feminino Senepol tomará posse com a proposta de promover eventos técnicos e projetos voltados para a capacitação da mulher que atua na pecuária.  Nos dias 3 e 4, será realizado o II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol, cuja programação conta com palestras ministradas por especialistas do setor e que serão divididas em quatro painéis: Mercado; Senepol contado em história; Pecuária eficiente no pasto; e Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol (PMGS) no prato: A visão da cadeia frigorífica/O exemplo da visão do pecuarista de sucesso/A visão necessária ao produtor/A visão da ABCB Senepol.

Haverá, ainda, entrega de diversas premiações aos vencedores do Prêmio ABCB Senepol de Pesquisa Científica & Inovação, do Prêmio de Jornalismo, e do Prêmio para a escolha da Bandeira Senepol. Outros destaques do Seminário serão a posse da “Ala Jovem Senepol”, que terá a participação da nova geração de criadores da raça, o lançamento do Sumário de Touros 2018, do livro “Linhagens do Senepol” e da Certificação da Carne de Senepol. As inscrições para o Seminário são on-line e estão disponíveis no site do evento (www.senepol.org.br/megaencontro), assim como a sua programação completa.

No dia 5, será realizado o projeto “Senepol Solidário – Senepol integrando com a sociedade”, oportunidade para a comunidade local de Uberlândia conhecer o universo pecuário. A partir das 20h, será realizado o 3º Leilão Senepol União. Nos dias 6, 7 e 8 de agosto, a programação segue com mostra de animais, degustação de carne Senepol e noite de integração dos pecuaristas.