Publique

Mega Encontro Senepol agita Uberlândia!

Considerado o maior evento internacional da raça, o II Mega Encontro Internacional do Senepol teve início no último dia 30, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia (MG), e deve contar com a participação de profissionais de diversos países. O evento apresenta mostra de animais de vários criatórios da raça no país, palestras, lançamentos, leilão, dia de campo, degustação de carne, além do II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol.

O II Mega Encontro Internacional do Senepol tem como tema os 100 anos do Senepol no mundo e os seus 18 anos no Brasil e prossegue até 8 de setembro. Neste domingo, dia 2, a pesquisadora do Grupo ETCO da UNESP, Lívia Carolina Magalhães Silva, ministrou palestra sobre o tema “Manejo de crias – Uma abordagem sustentável e eficiente na produção de bovinos”. Na sequência, o Núcleo Feminino Senepol tomou posse. Hoje e amanhã serão dias dedicados às palestras técnicas com renomados especialistas do setor, no II Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol. Mais de 450 pessoas devem participar e conhecerão as inovações no setor pecuário, as tendências de mercado e a trajetória da raça Senepol no Brasil. A programação do Seminário contará com palestras divididas em quatro painéis: Mercado; Pecuária eficiente no pasto; Senepol contado em história e Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol (PMGS) no prato: A visão da cadeia frigorífica/O exemplo da visão do pecuarista de sucesso/A visão necessária ao produtor/A visão da ABCB Senepol.

No dia 3, também acontecerão diversas divulgações e premiações, como a entrega do Prêmio Senepol de Pesquisa e Inovação, do Prêmio Senepol de Jornalismo, Prêmio Honoris Causa e os lançamentos da Bandeira Senepol e do livro “Linhagens do Senepol – Os Genearcas da Raça”. O dia encerra com a posse da Ala Jovem Senepol, grupo formado por jovens criadores da raça, e com um show surpresa.

No dia 4, o Seminário dará sequência às palestras e terá também o lançamento do Sumário de Touros 2018, que trará informações oficiais sobre genoma da raça. Outro lançamento do dia será o Programa de Certificação da Carne Senepol, que tem como objetivo ofertar ao mercado um produto premium, de origem controlada, desde a criação até o abate, ou seja, do pasto ao prato. Durante o Seminário, haverá a assinatura do convênio entre a ABCB Senepol e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) para inclusão do Programa de Certificação da Carne Senepol na Plataforma de Qualidade CNA – Carne Bonificada.

No dia 5, será realizado o projeto “Senepol Solidário – Senepol integrando com a sociedade”, oportunidade da comunidade local de Uberlândia conhecer o universo pecuário. Já às 15h ocorrerá a Assembleia Extraordinária ABCB Senepol, que contará com a presença dos associados da entidade. A partir das 20h, será realizado o 3º Leilão Senepol União.

A mostra de animais com degustação de carne Senepol (a partir das 18h no longe do espaço do Senepol) vai até dia 8 de setembro. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol – ABCB Senepol e acontece paralelamente à 55ª Exposição de Uberlândia.