Publique

Grupo Publique presente ao Safiras do Senepol 2017

O zootecnista a agro atendimento do Grupo Publique, Renan Antonelli Mendes, acompanhou a mais recente edição do Programa Safiras do Senepol, realizada na Fazenda da Grama, em Pirajuí (SP).

Em construção desde 2009, seu banco de dados atual reúne registros de cerca de 2.500 novilhas avaliadas para características ligadas a crescimento, reprodução, adaptação, eficiência alimentar e carcaça. Esses dados são utilizados na avaliação genética da raça Senepol, realizada pelo Programa Geneplus-Embrapa, e em pesquisas conduzidas em parceria com a Embrapa e universidades brasileiras.

O teste tem a participação dos mais renomados técnicos, pesquisadores e instituições de melhoramento genético do Brasil, entre eles, a Drª Liliane Suguisawa, especialista na utilização da ultrassonografia como auxílio às ferramentas de seleção de animais superiores, e o Profº Dr. José Fernando Garcia, que explanou sobre o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), criado pelo Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

“Além de mostrarem a importância do levantamento dos dados obtidos dentro do Safiras e agora com a implementação do PMGS, os especialistas posicionaram o Senepol no mercado mundial da carne e como a seleção genética pode ajudar a raça”, afirma Renan Antonelli

O evento teve abertura do presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara Gustin e do criador Junior Fernandes.