Grupo Publique na abertura do ENCA 2019

Começou hoje, dia 4, em Campinas (SP), o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA 2019), reunindo no Hotel Royal Palm Hall as principais cooperativas do Brasil, além de empresas parceiras do agronegócio e palestrantes de destaques do setor.

O cooperativismo agropecuário é responsável por quase 50% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na pauta do ENCA estão temas como Aceleração do Crescimento, Governança, Tecnologias Digitais, Finanças e Gestão de Risco nas Cooperativas. Programação conta com discussões, palestras práticas e inovadoras e networking com grandes players do mercado. O encontro receberá palestrantes renomados como o jornalista Ricardo Amorim, que apresenta uma leitura clara e objetiva de grandes tendências e transformações futuras da economia mundial e brasileira, além de as oportunidades e riscos que elas criam para o público.

Também compõe a lista de palestrantes o jornalista Alexandre Garcia, que faz uma análise do mundo da política e da sociedade contemporânea, Max Gehringer, administrador de empresas,  e escritor articulista da revista Época, apresentador de quadro semanal no programa Fantástico, da Rede Globo, e comentarista na Rádio CBN, e o ex-ministro da Agricultura, o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, que também é embaixador especial da FAO para as cooperativas e grande defensor da agropecuária brasileira. O encontro contará ainda com presidentes de cooperativas na plenária como Dilvo Grolli, da Coopavel; Fernando Degobbi, da Coopercitrus; Luiz Carlos Chiocca, da Coopercampos; Carlos Paulino, da Cooxupé, trazendo cases e discussões sobre os desafios enfrentados por elas.

Quase metade (48%) de tudo que é produzido no campo brasileiro sai de uma cooperativa, segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No país, o cooperativismo agropecuário agrega 1.597 instituições e cerca de 180 mil produtores trabalhando por um mesmo objetivo. De acordo com dados da OCB, as cooperativas agrícolas exportaram mais, passando de US$ 5,13 bilhões em 2016 para US$ 6,16 bilhões em 2017, um aumento de aproximadamente 20,07%.

Para a consultora e palestrante Luciana Martins, diretora da MPrado Consultoria, as cooperativas assumem um papel importante na economia do país. “Com a participação de todas as cooperativas em prol de um único objetivo, elas se fortalecem economicamente e ganham mais espaço no mercado, promovendo a competitividade, por se aperfeiçoar em seus modelos de gestão e abraçar as oportunidades no mercado interno e externo. Eventos como o ENCA abordam temas de suma importância para o desenvolvimento das cooperativas que buscam crescer e ajudar o país também a crescer”, avalia.

Pela manhã, falaram o presidente da Aliança Agro Ásia – Brasil, Marcos Sawaya Jank, a diretora da MPrado Consultoria, Luciana Martins, e Marcus reis, CEO da Reis Advogados. Também foi realizado um painel sobre exportação, com os presidentes da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues, e da Minasul, José Marcos Magalhães, além do Gerente de Exportação da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Ronaldo Agg.

À tarde, serão realizados mais três painéis sobre “A importância das grandes feiras promovidas pelas cooperativas para o agronegócio”, “Agricultura 4.0” e “Profissional do Futuro”. E a fala de Roberto Rodrigues sobre as “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”. O primeiro dia do evento vai terminar com um happy hour com o cantor sertanejo Renato Teixeira, na Casa de Campo do Hotel.

O evento prossegue amanhã, com mais painéis e palestras. O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA 2019) é organizado pelo Grupo Conecta. E a Revista AgroRevenda, o Programa Fala Carlão e o Grupo Publique são parceiros oficiais de mídia do evento.