Publique

Publique acompanha lançamento da ABICS

O programa Fala Carlão e a Revista AgroRevenda acompanharam nesta manhã de segunda-feira, em São Paulo, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o lançamento de uma nova marca de café solúvel pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). É a “Crie & Curta – Café Solúvel Brasil”, uma nova identidade do café solúvel brasileiro. Com direito a uma versão em língua inglesa: “Explore & Enjoy – Instant Coffee Brazil”.

Criado pela agência GAD, o conceito da marca promove a experiência de consumo do café, mostrando a variedade e riqueza de possibilidade no uso em receitas. Um selo vai estampar as embalagens dos produtos exportados e os que ficam no mercado interno, assegurando a origem e qualidade.

O Brasil exportou em 2018 U$ 600 milhões, 6% a mais do que em 2017. E no primeiro semestre deste ano, as vendas externas de café solúvel aumentaram em 9,6% sobre o mesmo período do ano passado. O produto é hoje, sozinho, o 12° na pauta de exportações do agro brasileiro. O Brasil é o maior produtor e exportador.

A expectativa do setor é que as vendas do produto brasileiro nos próximos cinco anos aumentem em 35% graças ao acordo firmado entre Mercosul e a União Europeia (UE). O acordo prevê que os cafés solúvel, torrado e moído terão as tarifas zeradas em quatro anos. Hoje, a tarifa é de 9%.

Durante o evento, ainda foram anunciados investimentos por três empresas na construção e ampliação de novas unidades fabris, no valor de R$ 1 bilhão de reais até 2022.