Publique

Granja 4 Irmãos melhora produtividade com Programa Semex Progressive

Por Giovani Fagundes, Distrital Semex RS e SC

A proposta deste artigo é comentar a metodologia atual de trabalho na sua atividade de produção de leite voltada aos principais indicadores de desempenho avaliados na Granja 4 Irmãos (Granjas), como também mostrar alguns resultados obtidos após a remodelação do seu sistema de produção de leite.

Localizada no município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, a Granjas 4 Irmãos S/A desenvolve atualmente quatro atividades primárias – lavouras de arroz, lavouras de soja, pecuária de corte e pecuária de leite, sendo soja e leite as atividades mais recentes.

Depois de quase 60 anos de atividades dedicadas a orizicultura e à pecuária de corte, a Granjas 4 Irmãos S/A viu a necessidade e oportunidade de diversificar seus negócios. Um dos segredos de sucesso do seu modelo de negócios é a forte tradição familiar com gestão profissionalizada, agregando sinergia entre as atividades desenvolvidas, obtendo assim altos índices de produtividade.

A propriedade rural, seguindo sua vocação de alta produtividade no setor regional da agropecuária, buscou inovação com a remodelação do seu sistema de produção de leite, antes extensivo a pasto com suplementação, hoje funcionando a 10 meses com a implantação de um sistema intensivo de produção de leite em confinamento do tipo Compost barn, projetado para acomodação de 500 animais em lactação.

REPRODUÇÃO

Atualmente, o principal objetivo da fazenda é aplicar conceitos de eficiência reprodutiva que tenham como foco principal o aumento da renda e o incremento na produtividade. Nesse caminho o plano genético da Granjas 4 Irmãos tem focado na busca de animais funcionais que congreguem características fenotípicas. Nesse quesito, saúde e fertilidade somam 30% do foco de seleção dos touros, sendo destes 40% para fertilidade das filhas (DPR), utilizando touros Imunity e genômicos. No ano de 2017, foram utilizados touros como Unicorn, Spiderman, Mansfield, Praise e Pledge, com resultados de concepção em vacas de lactação muito semelhantes (38,6%, 38,6%, 36,6%, 33,1% e 31%, respectivamente).

A primeira avaliação ginecológica dos animais ocorre logo após o parto e novamente entre os 37 e 43 dias pós-parto. O objetivo é avaliar ciclicidade (presença ou ausência de corpo lúteo), a involução uterina e a presença ou ausência e aspecto do conteúdo uterino (coloração, odor e viscosidade), utilizando-se para isso vaginoscópio e Metricheck®.

O manejo reprodutivo é feito semanalmente. O primeiro diagnóstico de gestação ocorre aos 28-30 dias após inseminação com a confirmação da gestação aos dias 45 / 60 / 75 / 90 / 105 e secagem, como pode ser observado no fluxograma abaixo.

O animais aguardam 40 dias para poderem ser inseminados após o parto (PEV). Nos animais com mais de 51 dias pós-parto que não foram inseminados e que apresentem características de saúde uterina e Escore Corporal adequado (acima de 2,5), utiliza-se o protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

ÍNDICES REPRODUTIVOS

Todos os dados obtidos pelo manejo reprodutivo são gerenciados por um software (Ideagri®) e por planilhas de excel, onde mensalmente é gerado um relatório que consta indicadores técnicos da reprodução, utilizados para a tomada de decisões. Com a entrada no sistema confinado, onde pode-se ter maior assertividade das decisões tomadas, espera-se uma melhora progressiva dos resultados reprodutivos e produtivos ao longo de 2018. Abaixo seguem alguns dos indicadores analisados (tabela 1).

ÍNDICES PRODUTIVOS

Segundo Cooperideal (2016) a melhoria da renda gerada na propriedade leiteira é fruto do incremento de produtividade, que resulta da adequada interação entre o uso eficiente da terra, melhor desempenho animal (aplicação correta de técnicas de manejo e de conforto dos rebanhos) e da margem de ganho obtida por cada litro de leite produzido (oriundo da correta aplicação de conceitos gerenciais). Com maior produção em uma mesma área e maior margem de ganho por litro, o produtor passa a maximizar o desempenho econômico do seu negócio, obtendo resultados satisfatórios com o trabalho realizado, de maneira a quebrar os paradigmas estabelecidos pela falta de entendimento técnico da atividade. Com base nesse conceito, abaixo exemplos de indicadores de produtividade analisados na propriedade. A figura 3 representa a média de todos anos de produção de leite na fazenda (sistema extensivo em pastoreio; eixo valor zero), enquanto as barras indicam a porcentagem (%) a mais de leite produzido desde a introdução dos animais no sistema compost-barn. A figura 4 representa a produção de leite do lote de baixa produção da fazenda que foi dividido e metade incorporado ao rebanho em compost-barn e a outra metade seguiu em pastoreio. O mesmo grupo de animais produziu até 58.5% a mais e leite comparado aos animais contemporâneos porém em sistema extensivo a pasto, demonstrando o efeito de ganho de produtividade após egresso no sistema confinado.

Pessoal técnico qualificado para a obtenção de leite com qualidade. Pois sem um fator humano competente e comprometido ao contexto da gestão, não há como obter uma padronização nos processos e desenvolvimento de novos produtos;
Eficácia e Eficiência no detalhamento do projeto e na construção do prédio de confinamento Compost-bar. É preciso respeitar os detalhamentos técnicos exigidos para que a resposta em produtividade e qualidade do leite estejam assegurados;
Eficácia e Eficiência na aquisição do sistema de irrigação, pois seu sucesso determinará o alimento dos animais e a garantia de uma produtividade de leite.

A gestão dentro de uma propriedade leiteira bem como a criação de um banco de dados é de suma importância. Através desse gerenciamento de indicadores é possível obter informações da eficiência do manejo proposto e acompanhar a evolução histórica da propriedade, podendo assim tomar decisões em busca de melhorias. Trabalhar com eficácia e eficiência aliado a pessoal técnico qualificado faz parte dos objetivos e estratégias do negócio leite da Granjas 4 Irmãos.