Publique

Genética P já é sucesso da pecuária do Nordeste

Sucessores do patriarca Pompeu Borba promovem Dia de Campo com palestras técnicas e grande oferta de bovinos, equinos, asininos e ovinos nos dias 3 e 4 de agosto. O ponto de encontro é na Fazenda Riacho do Navio, em Campina Grande (PB). 

A programação foi organizada com muito critério pelos irmãos Álvaro, Sérgio e Flávio Borba. “Além de transferir conhecimento técnico e disseminar informações atuais sobre questões importantes da pecuária de corte e leiteira da nossa região, procuramos oferecer no Genética P, lotes selecionados de animais, um pouco da nossa cultura e produtos regionais em um ambiente propício ao intercâmbio e confraternização dos nossos convidados. A expectativa é alta, mas já contamos com o êxito do evento por conta da adesão dos amigos”, diz Álvaro Borba.

Os palestrantes convidados têm familiaridade com as especificidades dos modelos pecuários nordestinos, vasta experiência científica e de mercado, bem como grande comprometimento junto ao setor produtivo. Luciano Bezerra que atua no melhoramento genético de centenas de rebanhos da Paraíba destaca a relevância do Genética P e o arrojo de todo o grupo responsável pelo espólio de Pompeu Gouveia Borba na realização do evento. “Vou falar sobre a importância da evolução das raças zebuínas puras adaptadas ao nosso ambiente, da contribuição e vantagens do Sindi nos cruzamentos que são essenciais para a escala de produção de carne e de leite em todo o País. Esse é o primeiro ano do evento na Fazenda Riacho do Navio e eu estou muito honrado de poder participar como palestrante. O interesse e a procura estão grandes porque nossa região é carente desse tipo de evento que reúne tanto comercialização quanto uma agenda com foco em aprendizado técnico. Acredito que essa ação vai servir de espelho para outros selecionadores e produtores”, avalia o engenheiro agrônomo Luciano Bezerra.

PROGRAMAÇÃO – SÁBADO DIA 03 DE AGOSTO

8h- abertura

8h15- apresentação e venda de animais (tourinhos, novilhas e sêmen do plantel Sindi P, cavalos Quarto de Milha, jumentos Pêga, cruzamento Dorper X Santa Inês), exposição e demonstrações de produtos regionais e equipamentos

9h- palestra: “A raça Sindi e seus cruzamentos” – Luciano Tibério Trindade Bezerra – Engenheiro Agronômo formado pela UFPB – CCA – Areia (PB), pós graduado em melhoramento genético de gado de corte na FAZU, gerente técnico do ETR de Campina Grande da ABCZ (PB)

10h30- palestra: “Suplemento para gado de corte no Semiárido Nordestino” – Elianderson Miranda de França, zootecnista, supervisor técnico ruminantes da Durancho Nutrição Animal.

14h- palestra: “A gestão da fazenda com foco nos lucros” – Alexandre Cortês de Brito – zootecnista formado pela UFPB, sócio da Fazenda Eficiência, coordenador técnico do estado da Paraíba, conselheiro da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite) e produtor.

15h30- palestra: “Os rumos da pecuária de Corte no Brasil” – José Renato Gonçalves da Silva – engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, mestre em ciência animal e pastagens pela USP, doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), administrador e pesquisador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz/FEALQ.

19h- Forró Pé de Serra, degustação da Cachaça Cobiçada e de carne de sol de cordeiro

DOMINGO DIA 04 DE AGOSTO

9h30- palestra: “Controle parasitário no Semiárido”

10h30- comercialização de animais (tourinhos, novilhas e sêmen do plantel Sindi P, cavalos Quarto de Milha, jumentos Pêga, cruzamento Dorper X Santa Inês), exposição e venda de produtos regionais e equipamentos agropecuários

17h- encerramento

LOCAL

Fazenda Riacho do Navio, Rodovia PB 138, Distrito de Catolé de Boa Vista, Campina Grande (PB)
Informações: (83) 99670 2886, (84) 99991 8886, (82) 3036 7070 www.agresteleiloes.com.br

Sobre a Fazenda Riacho do Navio e o Sindi P – Na fazenda Riacho do Navio que fica no município de Campina Grande, estado da Paraíba, os criadores Álvaro e Sérgio Borba comandam o espólio do Sindi P. O plantel fundado por Pompeu Gouveia Borba, em 1981 e estabilizado em 900 animais é um dos mais premiados e reconhecidos de todo o Brasil – tanto pelos animais diferenciados em caracterização, quanto pelo desempenho de vários indivíduos em torneios leiteiros e avaliações genéticas. Pompeu já selecionava ovelhas Santa Inês e cavalos Quarto de Milha quando se interessou pelo Sindi. O criador queria um gado mais adaptado às condições climáticas da região e por influência de outros selecionadores estudou a raça e se convenceu de que ela era a melhor opção. A base do rebanho foi formada com novilhas da criação de Cesário Castilho, genética de animais da Universidade Federal da Paraíba, do Sindi D, do amigo Manelito Dantas, e da Emepa (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba). O rebanho foi inserido no Programa de Melhoramento de Zebuínos (PMGZ) em 2012.