Genética do Grupo Pitangueira leva prêmios

O plantel mais premiado da raça Braford mantém posição de liderança no mercado e um histórico de vitorias com base em pressão de seleção e foco na evolução contínua dos animais.     

É festa na Pitangueira e o grupo comemora dois grandes feitos. Na Exposição Nacional da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, evento que reuniu 316 animais de 31 criatórios, o plantel faturou o prêmio de melhor vaca no julgamento de rústicos. E no ranking TOP 100, mais uma vez ficou com os títulos de “maior vendedor de touros Braford” e de “segundo maior vendedor de reprodutores taurinos” no Brasil. O reconhecimento é conferido por uma publicação de âmbito nacional em parceria com pesquisadores e consultores do setor pecuário.

A lista da categoria taurinos, publicada desde 2016, tem em seu banco de dados uma série de indicativos que sustenta os criadores de Hereford e Braford no grupo mais representativo do mercado dos reprodutores de sangue europeu, com as duas raças respondendo por cerca de um terço de toda a genética disseminada no rebanho nacional. O Braford Pitangueira apresenta uma evolução sustentável em cada safra. Em 2018, o criatório comercializou 500 reprodutores e o projeto é chegar aos 600 até 2020.

Para a Pitangueira, essa conquista é uma comprovação do sucesso do trabalho que tem mais de 40 anos de seleção voltados a criação de touros adaptados e eficientes, capazes de manter altos desempenhos produtivos e reprodutivos em qualquer região pecuária do Brasil.

A genética idealizada por Pedro Monteiro Lopes, que vem sendo preservada e melhorada por sua sucessora, a filha Clarissa Rhode Lopes Peixoto, já está presente em 70% do território brasileiro.

“A partir das unidades de Itaqui e Maçambará, no Rio Grande do Sul, fundamos um projeto grande no Centro-Oeste e, hoje, com parcerias – que funcionam em modelo similar ao de franquias – nas cidades de Rio Verde (GO), Guarantã do Norte (MT) e Balsas (MA), a abrangência ficou muito maior e conseguimos fazer touros diferenciados, superiores e adaptados as condições e exigências específicas de cada local”, diz a criadora. O leilão anual do Grupo Pitangueira está marcado para o dia 5 de outubro, na Fazenda Espinilho, em Maçambará (RS), com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Sobre o Grupo Pitangueira – Considerado a marca do Braford brasileiro, o Grupo Pitangueira tem uma história que se confunde com a trajetória da raça no país. Foi um dos primeiros a comercializar a genética Braford no Brasil e também um dos fundadores da Conexão Delta G, que é o mais antigo programa de melhoramento genético do país e com o maior banco de dados. O rebanho também é aprovado pelo Ministério da Agricultura com o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção, e se destaca pela rigorosa seleção sempre voltada para a produção de carne de qualidade a partir da criação a pasto. O Grupo Pitangueira é igualmente referência na agricultura com um forte trabalho na cultura de arroz irrigado. Instalações modernas e investimentos permanentes em melhoria contínua e inovação sustentam uma safra anual de 50 mil toneladas, exclusivamente em lavouras próprias. O Arroz Pitangueira é um dos líderes na produção gaúcha e tem uma das principais unidades de beneficiamento e comercialização do Rio Grande do Sul.