Publique

Genética DI GENIO é supremo na Nelore Minas

A qualidade de produção dos touros DI GENIO, dos mais jovens aos consagrados, aparece nos pedigrees de muitos animais premiados na pista de julgamento da Expoinel Minas 2020.

A Expoinel Minas 2020, organizada pela Nelore Minas, foi realizada no início do mês, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com mais de 400 animais da raça e com grande destaque para os descendentes do raçador LANDAU DA DI GENIO. O touro teve quase cem filhos e netos, de diversos rebanhos nacionais, inscritos para o julgamento por seus criadores e expositores.

Muitos atraíram a atenção do público presente na mostra e o olhar cirúrgico do jurado Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. As premiações de maior relevância da linhagem LANDAU foram concedidas às três melhores fêmeas do Grande Campeonato. A terceira colocada Viatina 19 FIV Mara Móveis, a Reservada Grande Campeã, Sillara Fort. VRJC e a Grande Campeã Iris 8 da Valônia são irmãs por parte de pai. As três filhas do touro da Di GENIO foram elogiadas principalmente pela uniformidade fenotípica e a morfologia de fortes características frigoríficas. “Elas são modelos de animais produtores de carne com carcaça comprida, larga e profunda. As fêmeas com todas essas qualidades ainda mostram grande beleza racial e habilidade materna”, disse Arnaldinho.

Os proprietários da Grande Campeã comemoraram o título que repetiu o da pista da Expoinel 2019. “Ela é uma rês excepcional em desempenho e responde positivamente a tudo que precisamos e exigimos dela. Agora a meta é ExpoZebu”, disse Murilo Gibertoni. Outro feito importante foi protagonizado pelo conjunto de netos do LANDAU e filhos do OPOSITOR DA DI GENIO ao vencer o concurso “Progênie Jovem de Pai”. “Isso mostra a essência do trabalho do Nelore DI GENIO. O Landau era muito jovem quando começamos a usá-lo e o touro logo produziu o Opositor que já se destaca como pai em uma exposição importante. Nós sempre apostamos no uso da genética precoce e esse protocolo é preconizado também na pecuária comercial que desenvolvemos no Mato Grosso do Sul e acompanhamos em diversas fazendas. Trabalhamos um rebanho só buscando animais que tenham alto desempenho produtivo e boa avaliação, mas que também sejam lapidados e preservados em suas características raciais. Porque não fazer os animais bonitos que agradam zootecnicamente tanto aqui quanto numa feira de gado avaliado como é a ExpoGenética, por exemplo”, contou o gerente de pecuária de Nelore DI GENIO, Antonio Aurico Flores.

Nelore DI GENIO – Marca reconhecida na produção de touros eficientes, fruto de seleção e de acasalamentos direcionados que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a genética DI GENIO mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do Brasil: LOGAN, LANDAU, LANCHUDO, ORÁCULO, ORPHEU, PATHFINDER e MALKAPUR, em coleta na CRV Lagoa; EFEITO e OPOSITOR, na Alta; JOVEM, na Semex; OUTLOOK e PRIME, na Accelerated Genetics; JAZIGO, na ABS; e PASSAPORTE, PORTENHO, PEGASUS e OLDPARR, na Seleon. Vários touros foram selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), como o NEPAL (2017) e o OBAMA (2018). Com propriedades em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o Nelore DI GENIO participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético PMGZ/Geneplus e PAINT, com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.