Publique

Genética Aditiva e Nelore Yule: Tecnologia que dá resultados

 

Cada vez mais, os pecuaristas investem em novas tecnologias, com o intuito de obter maiores ganhos econômicos em intensificação e precocidade. Preocupada em avançar velozmente nas duas áreas, a Genética Aditiva recebeu na última semana de janeiro a visita dos irmãos Cássio Yule e Humberto Yule, da Nelore Yule – Fazenda Campo Limpo, propriedade localizada em Bandeirantes (MS). Humberto Yule também integra o Conselho Deliberativo da Associação Sul-Mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce. Ele e Cássio são Médicos Veterinários de formação e estão na terceira geração trabalhando com Pecuária. Clientes desde 2015 da Genética Aditiva, eles revelam que a parceria começou a tomar forma em 2013. “A vida toda, meu pai comprou touros melhoradores. Porém, do jeito que era feito na época dele. Isso prosseguiu até 2010, quando eu e o Humberto começamos a ajudá-lo na fazenda. Ficamos mais interessados no assunto e iniciamos um levantamento nas duas propriedades, percebendo que havia uma carência de animais avaliados. Partimos, então, para essa genética e, em 2015, adquirimos nosso primeiro exemplar da Genética Aditiva, no Mega Leilão”, relembra Cássio Yule. Já Humberto Yule aponta que eles conheceram o trabalho da Genética Aditiva participando de leilões, “E foi isto que despertou a curiosidade e a vontade em ter um exemplar da raça Nelore e testá-lo na fazenda”, reforçou.

No Mega Leilão de 2015, eles adquiriram o touro REM Castron, filho de REM USP em vaca Quark, o que marcou o início da formação do plantel PO da Fazenda Campo Limpo. “Com certeza, os resultados que obtivemos foram acima de todas as nossas expectativas. Compramos o animal exatamente com o fundamento de repassar o gado PO e aí, quando vieram os primeiros filhos, os resultados colhidos já se mostraram satisfatórios. Neste terceiro ano, aumentou mais ainda, com números de filhos significativos”, conta Humberto. Eles argumentam que os resultados são equivalentes quando comparam os touros da inseminação de touros de Central com os touros comprados no Mega Leilão. “No Mega Leilão, a qualidade dos touros vendidos é muito alta, então eles acabam sendo equivalentes. O que vai diferenciar os touros que vão para a Central ou para as propriedades são os pequenos detalhes. Acredito que têm muitos touros da Genética Aditiva que estão em propriedades que não fazem levantamento dos filhos e devem estar com uma produção fantástica”, aponta Cássio.

O investimento realizado na aquisição de animais de qualidade é reforçado por um trabalho diferenciado no ambiente, manejo e na nutrição na propriedade, tudo para que a genética possa se expressar intensamente. “Fazemos uma pastagem de braquiarão e de piatã. É o básico bem feito, com suplementação estratégica na época de reprodução”, detalha Humberto Yule. E Cássio reforça: “Na verdade, a gente tenta eliminar esses efeitos do ambiente de uma maneira básica e simples. Começamos pela pastagem, com reforma, correção de solo. Plantamos capim com maior teor de proteína e assim vamos eliminando esses efeitos do ambiente. Logo em seguida, vem a nutrição. Buscamos sempre investir mais nessa área. E depois a Genética, que é a cereja do bolo. A propriedade tem que estar pronta para receber material genético ou ele não vai expressar todo o potencial”.

Outro fator que impulsionou a qualidade da gestão na fazenda foi o trabalho de consultoria iniciado com a Terra Desenvolvimento Agropecuário e Integra Software. “Eles nos ajudaram muito na parte de gestão. Graças a esta parceria, implantamos mudanças significativas no negócio, melhoramos nossa forma de pensar, agir, mantemos o foco na gestão. Um trabalho realizado nas fazendas como uma autêntica empresa”, confirmam Cássio e Humberto.

Todo esse aporte tecnológico injetado na Nelore Yule – Fazenda Campo Limpo, com a parceria da Genética Aditiva, vem marcando uma nova fase no negócio dos irmãos. Humberto e Cássio atuam ao lado do pai há oito anos, numa cogestão que mira o futuro e uma sucessão familiar consolidada. “As propriedades eram de nossos avós. Meu pai é filho único e assumiu diretamente. Em 2010, junto com o Cássio, começamos a participar mais, ir mais para a fazenda. Somos funcionários das fazendas, não fazemos nada sem o aval dele. Ele é o presidente e nós somos os diretores. Nossa relação é muito amigável lá dentro. Senta, conversa, define e tem dado certo. Harmonia resulta em bons resultados. É como meu pai diz: o que eu pude fazer na minha época eu já fiz. Agora, vocês vão ter que colocar essa fazenda para frente”, conclui Humberto Yule.

GENÉTICA ADITIVA – Com mais de 30 anos de seleção, a Genética Aditiva é a maior fornecedora de genética bovina do país, com um rebanho de 6.200 cabeças e aproximadamente 3.000 fêmeas Nelore em reprodução. Tem seus animais avaliados por três diferentes programas de melhoramento: Geneplus, ANCP e PMGZ. E um rigor no sistema de seleção que vem garantindo os primeiros lugares nos sumários de touros dos programas que participa. Além de reconhecimento, como o Prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural”, na Categoria Genética Nelore. O rebanho da Genética Aditiva fica concentrado em propriedades de Mato Grosso do Sul. Além da raça Nelore, atua com excelência na seleção de Gir Leiteiro, Girolando e Cavalo Crioulo.