Publique

Genética Aditiva domina sumários ANCP e PMGZ

Os resultados foram divulgados durante a Expogenética 2018. Com mais de 30 anos dedicados ao trabalho de seleção e melhoramento do gado Nelore, a Genética Aditiva tem mais um motivo para comemorar: a presença de oito de seus touros entre os dez primeiros colocados nos sumários ANCP e PMGZ/Embrapa/Geneplus, divulgados na última terça (21), durante a Expogenética 2018, em Uberaba/MG.

Maior MGTe da Consulta Pública da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores – ANCP (28,97)  e Top 0,1%, REM FORMOSO (REM Armador X Ricket), aos 24 meses, destaca-se para características como ganho de peso, Área de Olho de Lombo (AOL), acabamento, precocidade sexual, habilidade materna e stayability . Em coleta na Alta Genetics, o touro foi vendido em 50% no 15º Mega Leilão Genética Aditiva, realizado no início do mês, valorizado em R$ 492.000,00.

No mesmo sumário, os cinco primeiros colocados são da Genética Aditiva: Além do REM FORMOSO (1º), figuram REM DANUT (2º, MGTe 28,92) , REM FORRO (3º, MGTe 28,69), REM CALDONEGRO  (4º, MGTe 28,18) e REM DHEEF (5º, MGTe 27,85). Também na lista dos dez melhores aparecem REM FUSCÃO (7º), REM F18 (9º) e REM VOKOLO (10º).

No Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos – PMGZ, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), agora unificado PMGZ/Embrapa/Geneplus, repetiu-se a dose: oito entre os dez melhores também são do rebanho da Genética Aditiva. E REM CALDONEGRO segue como o número 1 absoluto. Com iABCZ 44,86, o reprodutor, que fez história ao unificar a liderança dos três principais sumários da raça, está em coleta na ABS.

Com iABCZ 36,74, REM DHEEF – que na estreia da Genética Aditiva no Leilão Expogenética foi vendido em 50% para a Alta Genetics, valorizado em R$1.860.000,00 – aparece na vice-liderança, seguido por REM USP (3º, iABCZ 32,93), REM CABALLERO (5º), REM ARMADOR (6º), REM VOKOLO (7º), REM TORIXORÉU (8º) e REM RABINO FIV (10º).

GENÉTICA ADITIVA – Com mais de 30 anos de seleção, a Genética Aditiva é a maior fornecedora de genética bovina do País, com um rebanho de 6.200 cabeças e, aproximadamente, 3.000 matrizes em reprodução. Tem seus animais avaliados pelos programas de melhoramento ANCP e PMGZ/Embrapa/Geneplus. E um rigor no sistema de seleção que vem garantindo os primeiros lugares nos sumários de touros dos programas de que participa, além de reconhecimentos como o Prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural”, na Categoria Genética Nelore. O rebanho da Genética Aditiva fica concentrado em propriedades de Mato Grosso do Sul. Além da raça Nelore, a empresa atua com excelência na seleção de Gir Leiteiro, Girolando e Cavalo Crioulo.