Publique

Friboi lança “Academia da Carne”

Site tem assinatura de conteúdo da Globo, quer informar e promover afinidade com o consumidor e tem como ‘melhores embaixadores’ Ana Maria Braga, Olivier Anquier e Guga Rocha.

A Friboi dá um novo e importante passo no relacionamento com os consumidores e colocou no ar nesta terça-feira, 5, a plataforma Academia da Carne Friboi, um canal de brand content pioneiro no mercado nacional, que reúne conteúdo para informar os consumidores, dos mais leigos aos mais experientes, sobre o assunto carne bovina. E o site traz como ‘embaixadores’ a apresentadora Ana Maria Braga e os conhecidos chefs de cozinha Olivier Anquier e Guga Rocha, que atuam diretamente na elaboração dos conteúdos. A produção dos vídeos, matérias e infográficos que compõem a Academia da Carne Friboi tem a assinatura da Globo, que ainda hospeda, amplifica e qualifica a audiência do site, reafirmando a credibilidade das informações elaboradas com exclusividade para o canal.

A Academia tem ainda a participação dos chefs e especialistas Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis, Ivan Aschar, Clarice Chwartzmann, Flavio Myiamura, Carla Pernambuco, Mônica Rangel, Arthur Sauer, André Castro, Tereza Paim, Fabio Vieira e Kathia Zanatta, que são consultores e dividem todo o seu know-how com os consumidores por meio de cursos em vídeo, com a curadoria de especialistas em carne da Friboi. “Até agora, a Friboi tinha contato com os consumidores antes da compra, com ações publicitárias e campanhas de mídia. E na hora da compra, nos supermercados e açougues. Agora estaremos presentes também na hora do preparo, do consumo e pós-consumo. Será um relacionamento muito mais próximo e direto. Queremos que todos tenham confiança e conteúdo para falar sobre carne”, explicou Maria Eugênia Rocha, gerente executiva da divisão de Carnes da JBS e responsável pela criação da plataforma. A plataforma foi pensada em formato mobile first, que privilegia a mobilidade e facilita a navegação via smartphone. No primeiro acesso, o internauta tem a opção de fazer um rápido login e, uma vez cadastrado, tem o seu perfil personalizado de forma randômica com os temas mais buscados por ele dentro do site.

A Academia da Carne Friboi está dividida em nove seções: cortes, receitas, cursos, dicas, receitas consagradas em novelas e programas da TV Globo, seção com os nomes de cada corte nas diferentes regiões do Brasil, receitas típicas de vários estados brasileiros, história e biografia dos chefs embaixadores e parceiros da plataforma, harmonização de pratos com bebidas, dicas de sais e temperos. Cada usuário terá o seu próprio perfil e poderá acompanhar os cursos a que já assistiu, marcar as receitas favoritas, badges que ganhou, além de interagir com os amigos que também estão inscritos na plataforma, até desafiando-os. Como uma rede social dentro do portal. O consumidor testa novos cortes e receitas e a cadeia de carne saí ganhando como um todo. Economia para o bolso dos brasileiros, que podem saborear carnes de maneira mais democráticas, descobrindo que são muito saborosas e macias se preparadas da forma correta, e para a indústria, que passa a comercializar todos os cortes de uma maneira mais uniforme. O site estreia com mais de 300 materiais publicados, entre vídeos, infográficos, matérias, receitas e galeria de fotos.

Além da plataforma online, a parceria com a Globo será estendida para outras áreas, para ações de mídia nos intervalos comerciais da emissora e de conteúdo na programação da TV. Na tela da Globo, a Academia estará presente em merchans nos programas Mais Você, da embaixadora Ana Maria Braga, Encontro, comandado por Fátima Bernardes, na novela Malhação, e no programa É de casa. Já as ações off-line estarão presentes nas principais revistas e jornais incluindo a criação de publieditoriais que levarão um pouco do conteúdo on-line para os leitores off-line, convidando-os para experimentar a plataforma digital. Para conversar com os consumidores diretamente nos pontos de venda, despertar o interesse por cortes diferenciados e tornar a decisão de compra mais fácil e prazerosa, ações serão feitas em varejistas de todo o Brasil. Jornais tabloides Academia da Carne Friboi serão distribuídos em grandes supermercados, outros receberão o “Cantinho Academia da Carne Friboi”, um espaço especialmente montado com produtos selecionados, dicas de receitas e comunicação completa da plataforma. Entre as gôndolas de vinhos, ações de cross branding apresentarão a harmonização perfeita com cada tipo de carne. Nos produtos, etiquetas da plataforma convidam todos para usufruir um pouco mais de conteúdo no site.