Publique

Festa do Divino no Fala Carlão

O programa Fala Carlão acompanhou neste último fim de semana, em Porangaba (SP), município a 140 km da capital paulista, a cerimônia do Pouso da Festa do Divino, realizada na casa da família do ‘seo’ Valdir e da ‘dona’ Nadir, os anfitriões da noite, amigos e vizinhos de longa data do Carlão da Publique. Eles recebem o pouso há dezenove anos, numa demonstração de devoção e fé. A tradição comemora o mês do Divino Espírito Santo e é relembrada em centenas de municípios do Brasil inteiro, há mais de dois séculos. Grupos de romeiros levam a imagem do Divino para uma residência, onde faz ‘pouso’ e, depois, circula pelas casas da vizinhança, visitando os católicos. A maioria dos fieis agradece promessas feitas e atendidas.

A festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo em suas diversas manifestações, uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal, a partir do século quatorze.

O ‘pouso´ também é marcado por um jantar oferecido pela família atendida, rezas, cantos, roupa especial e adornos com a imagem do Espírito Santo.

Não perca esses momentos especiais nas redes sociais do programa Fala Carlão (facebook: fala carlão e carlão da publique. youtube: fala carlão). Além da edição transmitida pelo Canal Rural. Com entrevistas do Carlão da Publique e imagens do repórter cinematográfico Cairo Rodrigues. Em breve!