Publique

Fazenda Terra Boa recorre à modernidade no Brangus

Animais avaliados pelo GeneSTAR Black estão entre as novidades do 11º Leilão Touros Terra Boa

Além do Nelore apurado em 52 anos de trabalho de seleção, o 11º Leilão Touros Terra Boa venderá 80 exemplares da raça Brangus, em 2 de julho, no município de Guararapes, SP.

Com um plantel de 180 ventres, a Fazenda Terra Boa produz cerca de 300 produtos ao ano, entre reprodução natural e FIV. Todo o rebanho é avaliado pela Natura, da GenSys, e recorre às modernas tecnologias de seleção, como a ultrassonografia de carcaça que têm resultado em animais adaptados ao Brasil central e que imprimem características produtivas no cruzamento industrial.

No leilão serão vendidos touros entre 18 a 24 meses, com a melhor da genética americana e argentina impressa no rebanho através da inseminação. Os exemplares carregam também a tecnologia GeneSTARS Black, uma novidade da Zoetis, que utiliza os marcadores moleculares para avaliar com maior precisão animais capazes de fixar a pelagem preta à progênie.

A tecnologia é amplamente utilizada nos Estados Unidos e começa a despontar como alternativa de seleção no Brasil. Daniel Biluca, consultor da Zoetis, explica que a preferência do mercado por exemplares pretos se deve à forte correlação da pelagem com a rusticidade e funcionalidade a campo.

“Nosso critério é vender animais adaptados, todos acima de terceira geração, que darão ao comprador a certeza de bons resultados”, acrescenta José Luiz Niemeyer, dono da Fazenda Terra Boa.

Os animais foram avaliados em grupos contemporâneos, criados e recriados a pasto. Entre as fêmeas, os destaques são para as filhas de Mr. Classic e Lanin, touros líderes de sumários argentinos para peso ao nascimento, peso ao desmame, peso ao final e circunferência escrotal. Ao todo, serão vendidas 25 novilhas Brangus.

Serviço:

Leilão Touros Terra Boa: 2 de julho de 2017 – 14h
Local: Tatersal Fazenda Terra Boa– Guararapes/ SP
Infomações: Central Leilões (18) 3608-0999 –
www.centralleiloes.com.br
Transmissão: Canal Rural – AO VIVO