Publique

Terra Boa caminha para a quinta geração de fêmeas precoces

Trabalho desenvolvido pela Fertliza Consultoria gera precocinhas de excelente acabamento
 

A Fazenda Terra Boa seleciona Nelore desde 1965, ano do nascimento do primeiro produto PO. Ao longo de 52 anos de seleção sempre recorreu às modernas tecnologias de seleção para galgar índices zootécnicos cada vez melhores. No 11º Leilão Touros Terra Boa, marcado para 2 de julho, em Guararapes, SP, o criatório mostrará, entre diferentes frentes do trabalho de seleção, a precocidade sexual do gado Nelore.

Há três anos, a fazenda desenvolve, em parceria com a Fertiliza Consultoria, um projeto para avaliar a capacidade reprodutiva de animais jovens dentro de grupos contemporâneos. O trabalho consiste em desafiar novilhas na média de 14 meses de idade em IATF e repasse com touros, agregando informações de DEP genômicas, de crescimento e tipo, além de informações gerados pelo uso de ultrassom.

Na Terra Boa, as fêmeas passam pelo primeiro serviço de FIV e com apenas 22 dias de protocolo são ressincronizadas, sem o diagnóstico de gestação. O procedimento é realizado em 100% do lote e tem gerado ganhos substanciais de tempo.

Nos últimos anos, a fazenda reduziu o período reprodutivo em 8 dias, devendo alcançar uma estação de monta de 75 dias já na próxima temporada. “Trata-se da aplicação de estratégias reprodutivas no incremento do melhoramento genético de forma rápida e eficaz”, observa Claudiney Martins, da Fertiliza Consultoria. Em apenas quatro gerações, a taxa concepção está acima de 60%, com ascensão ano após ano, resultado também expresso na precocidade de terminação.

Segundo o consultor, a correlação entre as variáveis de prenhez positiva das precocinhas com DEP de acabamento de carcaça e DEP de peso à idade adulta são respectivamente, 0,98 e 0,72, lembrando que correlações acima 0,5 são consideradas positivas e de alta interação. “Sabemos que as fêmeas que emprenham mais cedo são, também, mães dos bois que morrem mais cedo. Na Terra Boa existe simetria entre precocidade sexual e acabamento de carcaça”, diz Claudiney.

No leilão Terra Boa, serão vendidas 25 novilhas Nelore registradas e prenhes, todas avaliadas pela ANCP e PMGZ. Além delas estarão em oferta 100 touros das raças Nelore e Brangus, mais 15 novilhas Brangus.
Serviço
Leilão Touros Terra Boa: 2 de julho de 2017 – 14h
Local: Tatersal Fazenda Terra Boa– Guararapes/ SP
Infomações: Central Leilões (18) 3608-0999 – www.centralleiloes.com.br
Transmissão: Canal Rural – AO VIVO