Publique

Fazenda Cabeceira do Prata finalista de Prêmio!

Localizada em Jardim (MS), a fazenda é finalista no Prêmio Novo Agro, iniciativa do Santander em parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo (USP), na categoria Sustentabilidade.

O Prêmio busca reconhecer boas práticas de produtores rurais de pequeno, médio e grande porte nas categorias — Empreendedorismo, Sustentabilidade, Inovação e Mulher na Gestão. Na última sexta-feira (06/09), a Fazenda Cabeceira do Prata recebeu a visita técnica do Engenheiro Agrônomo, Lister Pereira Duarte, da Esalq/USP, e de Tatiane Pimentel Bonatto, Gerente Esp. Agro III do Santander para verificação e análise in loco do projeto inscrito “Pecuária/Ecoturismo e melhoramento genético de gado”.

Acompanhados pelo proprietário, Eduardo Folley Coelho e também pelo gerente da fazenda, Teódison Mano, os profissionais realizaram a vistoria no local. Os vencedores serão anunciados no dia 24/9 e a premiação ocorre durante evento na segunda edição do ESALQSHOW, no dia 9/10, às 10h, no campus da escola, em Piracicaba (SP).

“Recebemos muitos cases de boas inciativas, de diversas culturas do agronegócio e de várias regiões do País, uma surpresa positiva em diversidade. É um sinal de que o produtor brasileiro é um empreendedor, tem olhado para o seu negócio no longo prazo e vem contribuindo para que o setor brasileiro seja reconhecido por sua inovação e sustentabilidade”, diz Carlos Aguiar, diretor de Agronegócios do Santander Brasil.

Sobre a Fazenda – A Fazenda Cabeceira do Prata foi adquirida pelos atuais proprietários, Eduardo Folley Coelho e família, em 1979 e alia a atividade de pecuária com o ecoturismo através da criação de gado Gir Leiteiro P.O, cavalos da raça Crioula, e os passeios de flutuação em águas cristalinas no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Na propriedade há uma área destinada a conservação ambiental que visa a proteção de espécies da flora, fauna e dos demais recursos naturais. Trata-se da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)– unidade de conservação criada por iniciativa própria, sendo permitidos apenas a pesquisa científica e a visitação com objetivos ecoturísticos, recreativos e educacionais.

Desde 2011 a fazenda está inscrita no Programa de Boas Práticas Agropecuária -BPA, desenvolvido pela Embrapa, que consiste em um conjunto de normas e procedimentos que auxiliam em um sistema de produção mais rentável e competitivo, assegurando sistemas de produção sustentáveis.

A fazenda utiliza também a técnica de reforma de pastagem usando leguminosas para fixação de nitrogênio. O manejo de pastagens é feito de forma criteriosa, de forma a não deixar solos expostos. A fazenda possui equipamentos de combate a incêndio florestais, os quais são mantidos atualizados e sempre prontos, e inclusive já disponibilizou equipamentos e funcionários para combater incêndios florestais nos vizinhos. Em 2013 foi instalado em toda a área da fazenda um sistema de abastecimento de água para o gado, melhorando a sanidade através da melhor qualidade da água para dessedentação animal.

Mais informações: www.fazendacabeceiradoprata.com.br