Publique

ExpoGenética é aberta em Uberaba (MG)

Foi aberta na manhã deste sábado, dia 18, a ExpoGenética 2018. A cerimônia reuniu autoridades políticas, lideranças do agronegócio, criadores e técnicos do setor. Durante uma semana, o Parque Fernando Costa transforma-se em palco para discussões sobre o presente e o futuro do melhoramento genético das raças zebuínas.

Em seu discurso de abertura, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, destacou a comemoração dos 50 anos do PMGZ na ExpoGenética e os avanços vividos pelo programa. “Nosso PMGZ completa meio século cheio de energia e de novos projetos. Depois do sucesso dos recém-lançados PMGZ Internacional e do PMGZ MAX Leite, lançamos o PMGZ Comercial que, em menos de um mês, conta com cerca de 20 mil fêmeas inscritas. É a ABCZ contribuindo efetivamente para os rebanhos de produção. Além disso, o PMGZ, no auge dos seus 50 anos, passa a receber toda a evolução com a inclusão dos dados genômicos”, afirmou, fazendo referência ao lançamento do Sumário Integrado ABCZ | Embrapa (PMGZ | Geneplus), com informações das avaliações genômicas para a raça Nelore, que será realizado durante a feira.

A cerimônia de abertura da 11ª ExpoGenética foi na Praça das Bandeiras. Entre as autoridades políticas presentes, o prefeito de Uberaba Paulo Piau, acompanhado da esposa Heloísa Piaú, do vice-prefeito João Gilberto Riposatti e do Secretário de Esportes e Lazer, Luiz Alberto Medina de Carvalho; o prefeito de Curvelo, Maurílio Guimarães; o deputado estadual Tony Carlos; e o vereador de Uberaba Aguinaldo Silva.

Também participaram da cerimônia a presidente da Comissão ABCZ Mulher, Iara Marquez; o superintendente Geral da ABCZ, Jairo Furtado; o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian; o presidente da Associação dos Criadores de Gado Ongole da Índia, Mallapudi Narendra; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB – Senepol), Pedro Crosara Gustin, entre outros líderes de entidades.

A programação da 11ª ExpoGenética segue até o dia 26 de agosto. Confira alguns destaques da programação:

PNAT – A edição 2018 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) é marcada por novidades! A primeira delas é o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que se tornou etapa obrigatória para todas as raças participantes. A prova, que teve duração de 93 dias, foi realizada na Fazu. Dos 117 animais participantes, 53 touros, das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, foram classificados e já estão no Parque Fernando Costa para a votação dos Técnicos da ABCZ, criadores e profissionais de Ciências Agrárias. Outra novidade no programa é a possibilidade de os avaliadores analisarem todos os animais em movimento.

Além da tradicional exposição nos currais montados no Pavilhão Multiuso, todos os touros serão apresentados em um palco, um dia antes da votação, que acontece na próxima quarta-feira (22). Ainda na lista de novidades do programa está o ‘Leilão Touros PNAT 2018’, onde todos os criadores com animais participantes do programa poderão ofertar os touros. Essa, que é a primeira edição do remate, acontecerá no dia 24 de agosto, às 13h30 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Feira do Pró-Genética – Visitantes da ExpoGenética 2018 também terão oportunidade de adquirir animais comprovadamente melhoradores, por meio do Pró-Genética. A feira acontece no pavilhão 22, e reúne 21 exemplares das raças Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã.

Prêmio ‘Cláudio Sabino de Carvalho’ – O prêmio criado pela ABCZ em 2011, mais uma vez faz parte da programação da ExpoGenética. Dessa vez, 10 matrizes participam do concurso, que tem como objetivo destacar aquelas que apresentam o melhor histórico reprodutivo dos últimos anos.

Palestras técnicas – Mais uma vez uma programação de palestras e debates técnicos também foi desenvolvida para a ExpoGenética. No dia 20 de agosto, no Tatersal Rubico Carvalho, a cadeia produtiva da carne entra em pauta. Abrindo os debates, às 9h, o Dr. Jaime Urdapilleta Tarouco – Zootecnista pela PUC do RS, doutor em Zootecnia pela UFRGS e Pós-Doutor pela FZEA-USPSP, fala sobre ‘A Evolução da Ultrassonografia de Carcaça no Brasil’. Logo depois, às 10h, o tema ‘Tendência do Mercado da carne bovina na nova sociedade mundial’ será abordado por Eduardo Lunardelli Novaes, Administrador de Empresas, formado pela EAESP/FGV com MBA pelo INSEAD.

A programação conta ainda com a participação de Plínio Leite Lopes, coordenador do PNEFA / MAPA, que irá proferir palestra sobre a ‘Evolução do status para livre de febre aftosa sem vacinação – Plano estratégico’.

Concurso Leiteiro de Fazenda – O Concurso Leiteiro de Fazenda, que chega à sua 4ª edição durante a ExpoGenética 2018, reúne dessa vez 15 matrizes das raças Gir, Guzerá, Guzolando e Sindi. Após 18 dias de prova, sendo 13 para adaptação e os outros cinco para prova efetiva, os animais já estão no Parque Fernando Costa. Eles permanecem expostos para visitação no Pavilhão 18 até o dia 23, quando será entregue a premiação que levará em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST). A solenidade está prevista para as 16h, no Pavilhão Multiuso.

ExpoMaq – Com a proposta de uma feira dentro da feira, a ‘ExpoMaq- Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas’, reúne uma série de novidades em maquinas, equipamentos e implementos agrícolas. Além de conhecer todos os lançamentos, os visitantes poderão adquirir produtos por meio de linhas de crédito especial, como o Pronaf e Pronamp. Voltada para o pequeno e médio produtor rural, a feira acontece de 20 a 24 de agosto, com o apoio do Sindicato Rural de Uberaba, Emater, Certrim, Banco do Brasil, Banco Santander e Sicoob, além das empresas que apresentarão as inovações e tecnologias voltadas ao agronegócio.

‘ABCZ Mulher’ – Durante a ExpoGenética, a comissão ABCZ Mulher promove o ‘1º Encontro ABCZ Mulher’, que contará com especialistas em Direito, História Social e Agronegócio. A lista consta de nomes como Teka Vendramini, pecuarista e diretora da Sociedade Rural Brasileira (SRB). O evento acontece nesta terça-feira (21) das 8h às 14h.

Homenagens – A 11ª edição da ExpoGenética também será marcada por grandes homenagens. Criado no ano passado, dessa vez o ‘Mérito ExpoGenética’ irá homenagear 18 personalidades que contribuíram diretamente para o melhoramento genético das raças zebuínas. A lista traz técnicos, entidades, criadores e seleções. A recém-criada comissão ABCZ Mulher também promove homenagens durante a feira. Ao todo, 14 mulheres profissionais que desempenham ou desempenharam papéis de destaque em suas respectivas ocupações no agronegócio brasileiro irão receber a comenda.