Publique

Evolução do Senepol em grande performance

Quando o ITA Senepol iniciou suas atividades de criação da raça Senepol em 2004, a disponibilidade genética era restrita a poucos reprodutores disponíveis para a utilização de sêmen. Hoje, após 15 anos de dedicação, pesquisa e melhoramento genético, temos à disposição vários procedimentos para conhecer quais os genes indesejáveis que nós, criadores, não queremos em nosso rebanho, tais como dupla musculatura, manchas brancas, chifre, pelo longo, dentre outros.

O avanço nestes conhecimentos se deu graças à ação incansável das diretorias que comandaram a ABCB Senepol durante estes 15 anos, potencialmente na gestão atual, em dispender verbas e contratar profissionais capacitados para decifrar o genoma da raça, aliados ao PMGS (Programa de Melhoramento Genético do Senepol) e à adoção de programas de avaliações chancelados pela entidade, que resultaram em muitas informações importantes para conhecer e qualificar os melhores indivíduos da raça.

Estas ferramentas são utilizadas pelo Programa Geneplus Embrapa, parceiro oficial da Associação para a coleta de dados e compilação dos resultados dos animais Senepol, permitiu que conhecêssemos novos indivíduos com larga margem de DEPs positivas, até então restrita a poucos raçadores. Isso motivou os criadores a empreenderem grandes esforços nas avaliações de rebanho, colhendo os frutos deste trabalho. Atualmente, sabemos que, a cada ano, teremos mais e mais machos e fêmeas avaliados com índices cada vez mais expressivos no melhoramento da performance de nossos animais.

Mas o êxito dos trabalhos de pesquisa científica depende da ajuda dos criadores em fornecer todos os elementos informativos para que o estudo técnico se complemente com o que acontece dentro da porteira da fazenda.

Particularmente, nós temos adotados todos os meios de avaliações intrarrebanho para obter resultados sempre crescentes na qualidade de nossos animais. Há pouco tempo, adotamos uma experiência: realizar, em nossas matrizes altamente qualificadas, a cobertura em monta natural e inseminação artificial, obtendo a cria do próprio ventre da mãe. E o resultado foi espantoso!

Com o objetivo de divulgar os resultados deste procedimento de gerar o bezerro no ventre da própria mãe, passamos a conhecer o outro lado da criação de Senepol, cujos índices de peso à desmama, peso ao sobreano e resistência natural às doenças respiratórias e intestinais, dentre outras, foram infinitamente melhores em relação aos tradicionais procedimentos de geração via FIV e TE.

Numericamente falando, conseguimos índices 20% maiores na desmama e 15% superiores ao sobreano, além de oferecer à matriz a condição natural de ela se portar como fêmea reprodutora, que é o melhor atestado reprodutivo que um criador pode oferecer a seus clientes, evitando os danos causados pela ação invasiva dos procedimentos via aspirações foliculares.

Além dos benefícios já destacados, este processo reprodutivo de forma natural implica significativa redução de custos comparados com procedimentos de FIV e TE, proporcionando mais rentabilidade ao criador, que poderá ofertar ao mercado animais com melhores preços sem nenhum prejuízo da qualidade destas crias.

No passado, nós, criadores de Senepol, precisávamos utilizar a FIV e a TE para produzir muito volume de crias para atender à demanda do mercado. Mas hoje, com o grande aumento de matrizes PO avaliadas, a exemplo do que já fazemos no ITA SENEPOL, acreditamos que muitos criadores já tenham condições de explorar esta modalidade reprodutiva de monta natural ou inseminação artificial, em que prevalecendo a lei da natureza, onde o melhor espermatozoide vai fecundar o melhor óvulo e, consequentemente, gerar uma cria melhor em relação aos outros procedimentos reprodutivos.

E assim, vamos tocando em frente nossa missão de produzir alimentos de boa qualidade para todo mundo, com nosso lema: FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL, NOSSO NEGÓCIO É PRODUZIR SENEPOL.

Mega Semana Ita Senepol – Nos dias 3, 4, 5 e 6 de Junho, a marca ITA Senepol vai receber seus amigos e clientes na Fazenda Bom Jardim, em Porteirão, Goiás, para apresentar o seu trabalho e seu conceito de seleção.

* Por Itamar Netto