Publique

Estratégia genômica Semex no Show Rural!

Novidades da Semex foram apresentadas pelo Regional Lucinir Rodrigues.

Com o setor pecuário iniciando o ano mais otimista com a recuperação da economia nacional, o produtor rural deve retomar os investimentos na inseminação artificial do rebanho em 2019. A técnica é considerada uma forma eficiente e de baixo custo para promover a melhoria da produtividade e da lucratividade da fazenda e vem crescendo no Brasil (mais de 12 milhões de fêmeas em idade reprodutiva do rebanho nacional são inseminadas). “Sempre que há uma recuperação do preço do leite ou da arroba, o produtor tende a adotar mais tecnologias para viabilizar o aumento da produção. O mercado de genética está bastante atento a essa demanda e tem lançado diversas soluções tecnológicas para auxiliar o pecuarista, como é o caso do programa de estratégia genômica Elevate, desenvolvido para identificar as fêmeas de maior qualidade genética”, diz o Regional da Semex Brasil em Cascavel/PR, Lucinir Rodrigues.

A central de inseminação tem parceria com a Coopavel Cooperativa Agroindustrial para o fornecimento de genética aos cooperados e apresentou, durante o Show Rural Coopavel 2019, de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel/PR, os benefícios da genômica na formação de rebanhos de alta produtividade. Lançado em dezembro, o programa Elevate fornece os valores genômicos de mais de 100 características, todas ligadas à produção, saúde e tipo dos animais e imunidade para o produtor de leite. A tecnologia não só melhorará a rentabilidade do negócio, como também reduzirá consideravelmente o tempo gasto para formar um rebanho de qualidade genética. Com o teste genômico Elevate logo nos primeiros meses de vida do animal, é possível confirmar se ele é geneticamente superior. O Elevate é totalmente automatizado, funcionando por meio de um aplicativo.

A Semex participa há mais de 25 anos do evento e, durante os cinco dias do Show Rural Coopavel, os visitantes que passaram pelo estande da empresa ainda conheceram tecnologias como o Immunity+, que garante animais mais resistentes à doença, com maior resposta imune e muito mais longevos. Com isso, o produtor consegue reduzir consideravelmente a incidência de doenças no rebanho, o que impacta positivamente na produção de leite e na reprodução, além de diminuir custos com tratamentos sanitários. “Graças à parceria com a Semex, os cooperados da Coopavel estão utilizando essa tecnologia e obtendo resultados muito expressivos”, destaca Lucinir.

Durante o evento, a Semex Brasil ofereceu promoções para viabilizar o acesso dos produtores rurais à genética dos inúmeros touros do catálogo da central. O 31º Show Rural Coopavel teve a participação de 16 raças bovinas, 520 expositores e público estimado superior a 250 mil pessoas. Segundo os organizadores, a expectativa de comercialização é entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões.

Sobre a Semex Brasil –Há mais de 35 anos no mercado, o Grupo Semex carrega o conceito de ser uma fonte de soluções completas em genética bovina. No Brasil, é composto pela central de comercialização, exportação e importação de sêmen Semex Brasil, a central de coleta e industrialização de sêmen Tairana, a central de produção e prestação de serviço Cenatte Embriões e a SRC Supply, que comercializa equipamentos para Inseminação Artificial (IA) e saúde animal.