Publique

Encontro Nacional reúne leiloeiros rurais em Campinas (SP)

O Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais (SNLR) promove de 6 a 8 de fevereiro, no Ramada Hotel Viracopos, em Campinas (SP), mais uma edição do Encontro Nacional dos Leiloeiros Rurais. O evento reúne os principais profissionais do setor de remate de animais, bens, implementos e propriedades agrícolas, vindos de todas as regiões do país. A abertura vai ser na tarde de 6 de fevereiro, com o início das assembleias e discussões que tratam dos assuntos referentes à classe, como a importância da contratação de leiloeiros sindicalizados, prática ilegal da profissão, leilões on line; acordos com as Federações Estaduais da Agricultura, contribuição sindical, entre outros. Neste período, também vão ser realizadas a eleição e posse da nova diretoria. Um jantar oferecido pela Tortuga |  DSM vai encerrar o início das atividades.

No segundo dia, a partir das oito horas da manhã, os leiloeiros vão se debruçar sobre melhoramento genético, genômica bovina e os rumos da Economia e do Agronegócio brasileiros, em três palestras. Na primeira, José Bento Sterman Ferraz, um dos maiores especialistas do país em avaliação genética de gado de corte do Brasil, vai falar sobre os avanços alcançados por programas de melhoramento desenvolvidos em fazendas e institutos de pesquisa no sentido de aumentar a eficiência e produtividade do rebanho brasileiro. José Bento é professor titular de Genética e Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA – USP). Tem experiência na área de Genética e Melhoramento Animal, com ênfase em Genética Quantitativa, atuando principalmente com avaliação genética, estimação de parâmetros genéticos em bovinos de corte e ovinos, qualidade de carne e incorporação de informações de marcadores moleculares em programas de seleção.

Depois, será a vez da palestra de Tamires Miranda Neto, Médico Veterinário e Diretor de Pecuária da CFM, a maior produtora de touros do Brasil. Em 33 anos no mercado, a CFM comercializou cerca de 40 mil touros. A Agropecuária mantém sede em São José do Rio Preto (SP) e oito fazendas localizadas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e na Bahia. Tamires Neto vai falar sobre o programa de seleção realizado com CEIP para touros da espécie Nelore, raça que representa cerca de 90% do rebanho brasileiro. O trabalho começou em 1980 e tem o objetivo de produzir uma população de touros cada vez melhor com base na genética, aumentando a qualidade da carne e da produção do País.

A partir das duas da tarde, Francine Campagnari Guilhem, Doutora em Genômica Bovina e Gerente Comercial da NeoGen, líder mundial do segmento, fala sobre sua vasta experiência no desenvolvimento e interpretação de técnicas de análise genômica. Francine é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista (2004), possui mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), além de Doutorado em Genética Humana pela Universidade de São Paulo. O dia de palestras termina com a apresentação de Alexandre Mendonça de Barros, Sócio-Consultor da MB Agro. Engenheiro Agrônomo e Doutor em Economia Aplicada, Alexandre Mendonça de Barros já deu aulas na Escola de Agronomia da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Fundação Getúlio Vargas. Integrou o conselho de diversos grupos empresariais e atualmente é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Alexandre Mendonça de Barros vai falar das perspectivas de mercado para os próximos anos na produção, comercialização e no consumo de grãos e carnes, tanto no Brasil como nos principais países produtores.

O Encontro Nacional dos Leiloeiros Rurais termina logo depois, com um jantar de confraternização.