Publique

Empresas do Agro levam o Fala Carlão a seus eventos

Há cinco anos no ar, com cerca de 3.200 entrevistas realizadas pelo Carlão da Publique, atração apresenta o que há de mais inovador no Agro, com bom humor e credibilidade.

O ano de 2019 está sendo muito especial para o programa Fala Carlão. Além do Facebook e de figurar na grade do Canal Rural, a atração, apresentada por Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, vem conquistando fãs também no seu novo canal no YouTube e no Instagram. Repleto de informações sobre as principais novidades e os lançamentos, entrevistas surpreendentes com os grandes nomes do setor e mostrando os bastidores dos eventos mais concorridos do meio, o Fala Carlão também vem sendo requisitado por importantes empresas do Agro que querem dar mais visibilidade às suas ações e aos eventos corporativos.

“As grandes companhias do Agro perceberam o alcance do programa e começaram a nos chamar para cobrir uma série de eventos”, conta Carlão, jornalista e CEO do Grupo Publique, que apresenta a atração com seu costumeiro bom humor, simpatia, inteligência e conhecimento de causa. Com conteúdo exclusivamente voltado ao agronegócio, há cinco anos no ar e contabilizando cerca de 3.200 entrevistas, o programa tem como objetivo informar, sem deixar de entreter.

O Fala Carlão é um dos três principais negócios do Grupo Publique, ao lado da Agência de Propaganda e Marketing e da Plataforma AgroRevenda, que é a única no País voltada ao segmento de distribuição/revendas agropecuárias. E disponibiliza todo o seu know-how para empresas do setor, que utilizam o canal para a divulgação de seus produtos, a cobertura dos principais eventos corporativos, inaugurações, palestras etc.

Direto da prateleira de cima do agronegócio – Dentre os últimos eventos com cobertura personalizada, Carlão destaca a inauguração da Atua Agro, primeira loja própria da Syngenta, localizada em Ijuí/RS, criada para ser um verdadeiro ponto de encontro, levando tecnologia de ponta e conectando as indústrias aos agricultores. Com casa cheia, o evento teve a presença de vários executivos da empresa, como Jon Parr, Presidente Global da Divisão de Proteção de Cultivos da Syngenta; Valdemar Fischer, Presidente da Syngenta para a América Latina;  Luciano Daher, Diretor Comercial Brasil; e André Savino, Diretor de Marketing Brasil.

Cita, ainda, a cobertura para a reunião do GERAR – Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho, programa pioneiro com foco em reprodução de bovinos da Zoetis e que tem a parceria de médicos-veterinários, pesquisadores e fazendas de gado de corte e de leite de todo o País. Realizado em Bonito/MS, o encontro reuniu mais de 100 pessoas. “A empresa interessada em levar o Fala Carlão para os seus eventos nos procura e contrata o programa. Nossa equipe vai ao local, faz várias entrevistas, que rendem uma repercussão gigante nas redes. Depois, o cliente recebe um relatório com a quantidade de acessos para constatar a grande visibilidade. O Fala Carlão tem credibilidade, participa dos principais eventos do Agronegócio e faz entrevistas exclusivas. Por exemplo, durante o Ethanol Summit, realizado no mês de junho na capital paulista, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, concedeu uma entrevista exclusiva para o programa”, ressalta Carlão. Em razão do aumento da demanda pelo programa, os jornalistas Cairo Rodrigues e Márcia Benevenuto passaram a integrar o time do Fala Carlão.

Cobertura em estúdio próprio na Expointer – Uma arena de conversas descontraídas com muita informação. Essa foi a tônica do ‘Fala Carlão Série Especial Bradesco’, um dos destaques da Expointer 2019, realizada em Esteio/RS. No estúdio Bradesco/Fala Carlão, montado pelo banco exclusivamente para o programa dentro do Parque Assis Brasil, Carlão da Publique recebeu executivos de grandes empresas que atuam no agro, como Eduardo Kerbauy, Diretor de Mercado Brasil da New Holland; Pedro Estevão Bastos de Oliveira, Presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Agrícolas da ABIMAQ; Artur Monassi, proprietário da Tracan e do criatório Senepol da Barra; Gedeão Pereira, Presidente do Sistema FARSUL; Paulo Hermann, Presidente da John Deere Brasil; Paulo Rivolo, Diretor Comercial da Case; Rodrigo Junqueira, VP da AGCO; Francisco Maturro, Presidente da Agrishow; Wanderson Tosta, Diretor de Marketing da Jacto; Gilson Trennephol e Márcio Fülber, respectivamente Presidente e Diretor Comercial da Stara; e os executivos do Bradesco Leandro Diniz, Diretor de Empréstimo e Financiamento, Roberto França, Diretor de Agronegócios, Joel Queiróz de Lima, Diretor Geral do banco no Rio Grande do Sul, Rui Pereira Rosa, Superintendente Executivo de  Agronegócios, e Sandro Pinho, Gestor do Departamento de Agronegócios. As entrevistas foram ao ar nos canais exclusivos do Fala Carlão no FB e no YouTube.

Andanças nas redes – O dia 26 de agosto de 2014 marcou a exibição do primeiro episódio do Fala Carlão, gravado em Vila Rica, na região nordeste de Mato Grosso, na tríplice fronteira com os estados do Pará e do Tocantins. O local escolhido foi a Fazenda Santa Terezinha, de Jonas Barcellos. “No começo, as reportagens eram temáticas”, conta Carlão, acrescentando que a ideia de fazer o programa surgiu por sugestão de amigos, que acompanhavam as suas viagens pelo Brasil por meio da newsletter do grupo, o Publique News. “Eles diziam que eu precisava levar as minhas andanças para a TV. Achei, então, que o foco eram as redes sociais e o Fala Carlão começou na minha página no Facebook”, relembra.

Fenômeno de audiência, o programa saiu do FB pessoal do Carlão e ganhou uma página própria na rede (http://facebook.com/falacarlao). E, em cinco anos no ar, já registra cerca de 3.200 entrevistas. “Fazendo uma conta por alto, se dividirmos esse número de programas pela quantidade de dias úteis de cada ano, dá mais de dois programas por dia útil. É um número bastante expressivo”, constata.

Foram vários os programas memoráveis, como a edição nº 1.000, com seu amigo de longa data e cliente há mais de 30 anos do Grupo Publique, o criador Eduardo Biaggi. Uma das mais emocionantes, a edição 2.000 contou um pouco das origens e da história da família do Carlão. Gravado no Bairro dos Mirandas, no município de Porangaba, o programa teve a participação especial de seu pai, o sr. Osvaldo Soares da Silva, e mostrou lugares marcantes, como a casa em que o apresentador nasceu, a igrejinha e a escolinha rural do bairro, onde, “em um dia qualquer de fevereiro de 1972, que eu lembro como se fosse hoje, meu avô me trouxe na garupa do cavalo para o meu primeiro dia de aula. E minha mãe preparou uma canequinha de arroz com frango para eu comer no intervalo do recreio”, lembra saudoso. Já a edição 3.000, no ar em 25 de agosto deste ano, anunciou outra grande conquista do programa: o início do canal Fala Carlão no YouTube (http://youtube.com/falacarlao).

Em março de 2017, o Fala Carlão passou a ser apresentado no blog do Canal Rural (http://blogs.canalrural.uol.com.br/falacarlao) e, um ano depois, entrou para a grade da TV. Em 2019, a atração, que já conta com mais de 150 episódios, ficou maior e passou para meia hora por semana, exibida no horário nobre, às quintas-feiras, às 19h30.

Jornalista graduado pela PUC/SP, Carlão da Publique é empresário, escritor, cronista, técnico agrícola, produtor rural, publicitário e atua no Agronegócio há mais de trinta anos. É membro do COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. Em sua carreira, foi editor do AgroGuia (Folha de São Paulo), da Revista Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Revista A Zootecnia (ABZ). Atualmente, é publisher das revistas Senepol e AgroRevenda, editor e membro do Conselho Editorial da revista Noticiário Tortuga | DSM e de várias publicações customizadas para clientes do Grupo Publique. Conquistou os Prêmios Especiais Nelore Fest 2001 e Beef Expo 2015, foi eleito HOMEM DA MÍDIA pela ABC – Associação Brasileira de Criadores em 2012 e, durante a ExpoZebu 2019, recebeu a Comenda de Mérito da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI). Em 2014, criou nas redes sociais o Programa Fala Carlão, um espaço com informações relevantes sobre produtos, serviços, empresas e personalidades do agronegócio, com entrevistas com os grandes nomes do setor e a cobertura dos eventos mais concorridos do meio. O programa despojado nas plataformas virtuais conquistou milhares de seguidores e tem milhões de visualizações. E, desde março de 2018, está na TV aberta, exibido pelo Canal Rural às quintas-feiras, às 19h30.