Publique

Embrapa apresenta inédito conceito de pecuária inteligente na InterCorte

Embrapa apresenta inédito conceito de pecuária inteligente no primeiro dia da InterCorte São Paulo

Diversos eventos do setor e o ShowCorte são outras atrações da InterCorte na Bienal

Um dos locais mais simbólicos da capital paulista, a Bienal do Ibirapuera, será palco nesta semana da InterCorte – Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne, nos dias 16 e 17 de junho. Uma das atrações do primeiro dia do evento, que reunirá representantes de todos os elos da cadeia produtiva da carne, é a apresentação do presidente da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Maurício Lopes de um conceito inédito de pecuária inteligente. Após fazer uma retrospectiva evolutiva da aplicação de modernas tecnologias à pecuária, tais como softwares, hardwares, aplicativos para dispositivos móveis, sistemas integrados para tomada de decisão, sensores e ferramentas de Business Intelligence, Lopes apresentará o Smart Livestock, novo conceito de pecuária moderna desenvolvido pela Embrapa com a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) à pecuária. Uma dessas novidades são os dispositivos vertíveis integrados a plataformas Web e Mobile que estão sendo desenvolvidos pela Embrapa. Trata-se de uma plataforma para aquisição e tratamento de sinais fisiológicos em bovinos de corte, com gestão e análise de parâmetros cardíacos, respiratórios, térmicos, comportamentais e ambientais. “Podemos afirmar que o futuro está presente em TICs aplicadas à pecuária. E, que Smart Livestock  é um novo conceito de pecuária moderna desenvolvido pela Embrapa”, ressalta o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares.

O debate sobre essas novas tecnologias encerra a programação de palestras e painéis promovidos pelo GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável para tratar dos desafios em sustentabilidade e as iniciativas bem sucedidas de originação sustentável. A íntegra da programação está disponível no site www.intercorte.com.br/saopaulo

O show da carne

Também inédito é o ShowCorte, iniciativa focada na demonstração, ao vivo, na Bienal, de diferentes cortes de carne, dos mais clássicos aos mais inusitados, e seus diferentes modos de preparo e aproveitamento.

Durante o dia, o público apreciará a apresentação do Chef Jimmy McManis, da Academia da Carne Friboi, no intervalo da programação de palestras e debates. À noite o grande show no Mezanino da Bienal: a partir dos mais variados cortes de carne, cada “estação” apresentará um aspecto da carne, como genética, manejo pré abate, transporte, aspectos visuais do animal e suas condições de vida, churrasco para mulheres, novas tendências de consumo, a importância da carne para a alimentação humana e a harmonização com vinhos e cervejas. Ao final, degustação e visita à cozinha celebrando a grande estrela da InterCorte: a carne.

Palco para eventos do setor

A InterCorte São Paulo será ainda no primeiro dia palco de eventos do setor, como a reunião do Núcleo Feminino do Agronegócio, às 14h; a assembleia da Assocon – Associação Nacional dos Confinadores e lançamento oficial do InterConf, às 16h; e o evento “Impacto das Mudanças de Padrão de Consumo no Agronegócio”, às 19h30, promovido pelo Comitê de Liderança e Juventude (CLJ) da Sociedade Rural Brasileira (SRB), com palestra do presidente da John Deere, Paulo Herrmann.

“A InterCorte reúne os elos da cadeia produtiva da carne e se posiciona como uma plataforma de comunicação e integração para que haja mais diálogo entre todos, contribuindo para que o setor de desenvolva de forma sustentável”, destaca Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos, que promove a InterCorte.

Sobre a InterCorte São Paulo

A InterCorte em São Paulo reunirá na Bienal do Ibirapuera projetos, como uma etapa do Circuito InterCorte com palestras e painéis de discussão, feira de negócios em que as empresas de referência do setor apresentam suas novidades tecnológicas, o Caminho do Boi, projeto que mostra na prática de forma interativa a importância da integração dos elos da cadeia da carne; ShowCorte com demonstração ao vivo de diferentes cortes de carne; a Exposição Arte do Boi com quadros, fotografias e esculturas, Livraria Cultura do Boi e Leilão Pecuária Solidária, além da Beef Week, movimento coordenado que envolve a participação de lojas de carne e restaurantes da capital paulista com o intuito de melhorar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade de carne bovina brasileira. A InterCorte é uma realização da Verum Eventos.

SERVIÇO
InterCorte – Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne
Data: 16 e 17 de junho
Local: Fundação Bienal São Paulo – Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque do Ibirapuera – portão 3)
Site oficial: www.intercorte.com.br/saopaulo
Para baixar o aplicativo para iPhone e Android, acesse: http://intercorte.com.br/app
Facebook: www.facebook.com/verumeventos