Publique

ECR 2020 da Scot começa com otimismo!

“Todos os preços de carnes subiram no Brasil em 2020. Só a arroba bovina, ficou 40% mais valorizada nos últimos doze meses. Ao mesmo tempo, não existe mais calmaria na Pecuária do Brasil. Desde 2017, com a crise JBS no Governo de Michel Temer. É a norma. Pois passou da hora do pecuarista mais do que nunca de investir. E realmente se preparar para anos ruins, piores. O acerto na gestão deve ser a norma e não a exceção. O campo não pode errar mais”. A sentença positiva foi proferida pelo Alcides Torres, o ‘Scot’ da Scot Consultoria, no fim das atividades do primeiro dia do ‘Encontro de Confinamento e Recriadores’ (ECR 2020 Digital), nesta tarde de quarta-feira, dia 5 de agosto. O evento é promovido pela Scot Consultoria e vai ser realizado nos próximos dias  6 e 7 de agosto, dirigido aos Recriadores) , dias 12, 13 e 14, voltado ao Confinamento.

O ECR 2020 Digital promove a capacitação, o desenvolvimento e aprendizado de toda a equipe das fazendas, sendo uma grande oportunidade para quem precisa aumentar a produtividade no trabalho. E é transmitido em uma plataforma virtual exclusiva. Marco Tulio Habib Silva, diretor de marketing da Scot Consultoria, abriu o evento inédito, totalmente virtual, elogiando o trabalho dos colegas da empresa diante deste momento histórico único e destacando que o ECR 2020 procurou propiciar aos pecuaristas reunir o time de campo com segurança em um único ambiente, para que todos acompanhem o evento em uma TV ou telão. “Sem falar que os inscritos terão acesso à gravação das palestras e aos artigos dos palestrantes em formato de e-book e podcast, além de muitos outros benefícios. Assim, é possível passar todo esse conteúdo para todos durante ou após o evento”, reforçou.

O primeiro dia do evento promoveu diversas palestras envolvendo o trabalho dos recriadores, durante o bloco ‘O que entra nesse jogo?’. “A recria começa antes mesmo do bezerro nascer. Desmamar o animal pesado é obrigação e, entrar com uma boa suplementação, não é mais apenas uma alternativa. Devemos sempre usar as melhores opções de componentes na dieta, e claro, medir tudo do começo ao fim”, enfatizou Rodrigo Brüner, da Tulipa Agropecuária. “Qualidade e desempenho animal, contas e o resultado econômico do negócio são  tópicos fundamentais. Cuidado com a recria intensificada”, alertou Jefferson Jacomélli Dias, da Fazenda Brasil, um projeto com onze anos e cinco fazendas no Vale do Araguaia. Cria, recria e engorda confinada. Uso de soja, milho e algodão. E problemas com a transição da seca para as chuvas. “O rendimento é até negativo. Intensificação e integração proporcionam lucro, mas é preciso planejamento e a ação deve ser adequada para cada realidade”, reforçou Jefferson.

O uso do DDGS na recria intensiva foi o tema apresentado por Luciano Penteado, da Firmasa. Ele confia no sistema, mas também adverte para os riscos. “Recria intensiva com bezerros desmamados após os três meses de idade é bom. O animal jovem responde muito bem. E os resíduos são boa opção para a substituição de ingredientes tradicionais. Mas é necessário ter atenção aos preços, a concentração de enxofre e a disponibilidade do material no momento da compra, da necessidade de alimentar a mais”, argumentou.

E as palestras chegaram ao fim com a proposição unanime: ‘Sem medir não vou a lugar algum’, lançada por Alexandre Bueno de Oliveira, da Fazenda Conforto. “A agricultura representa quatro vezes mais do que a pecuária, mas o Corte pode ser um negócio altamente lucrativo. Porém, precisa de eficiência dentro de casa. Altura média dos pastos, estruturas funcionais, tamanho dos lotes e manejo sanitário. O bezerro está caro. Exige recria eficiente nos custos. Que sejam mais baixos ou de maior valor. È comprar o bezerro, explorar o ano, entrando no confinamento com um investimento menor do que a compra do boi magro”, explicou Alexandre.

O primeiro dia da Scot ainda mostrou nove ‘Trilhas do Conhecimento’, com palestras realizadas pelas empresas Nutron Cargill, Prodap, Vale, Bellman Trouw Nutrition, CMA, Inpasa, Phileo, Gestão Agropecuária (GA) e Boehringer Ingelheim. Um debate com todos os palestrantes do auditório principal. Além dos contatos firmados e abertos pelos participantes nos espaços destinados aos estandes das empresas expositoras e à comercialização de tecnologias da Indústria e dos fornecedores com os profissionais do setor. A última fala coube ao Scot, o Alcides Torres, que conversou sobre ‘O que vi e aprendi com as crises que vivi’. “Vivemos um momento impensável. E com excelente performance. Muito diferente da maioria da economia brasileira. Como nunca, o acerto na gestão deve ser a norma e não a exceção daqui para a frente. Para não errarmos mais”,concluiu.

Neste dia 6 de agosto, quinta-feira, a programação do ECR Digital 2020 vai trazer o bloco ‘AS DIFERENTES MODALIDADES’, não importa o sistema de produção, ele precisa ser rentável. Um comparativo de três sistemas intensivos, entendendo no final as principais dores da intensificação, independentemente do sistema adotado.

As palestras serão:

Recria no cocho
Marcos Túlio Borges Caetano – Confinamento São Lucas

Recria intensiva em um projeto de ILP
Bruno Pedreira – Embrapa

Recria intensiva em um projeto irrigado
Claudio Braga – Fazenda Conforto

As dores de um projeto de recria superintensificado
Moacyr Corsi – Esalq/USP

Desta vez, a palestra de encerramento vai ser com o deputado Alceu Moreira, o líder da Frente Parlamentar Agropecuária(FPA). As inscrições para o ‘Encontro de Confinamento e Recriadores’ (ECR 2020 Digital) podem ser feitas pelo site confinamentoerecria.com.br,  pelo WhatsApp 17 98171 2100 ou pelo telefone (17) 3343 5111.