Publique

DSM e Gastromotiva na gastronomia social

Sinergias para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta aproximam DSM e a Gastromotiva em ações no restaurante social e cursos para jovens cozinheiros, com foco no aproveitamento integral dos alimentos e com alto valor nutricional.

Educação, profissionalização e gastronomia articuladas já transformaram mais de 3500 vidas de jovens em vulnerabilidade e risco socioeconômico. Assim a Gastromotiva, fundada pelo chef e empreendedor social David Hertz, atua pelos últimos 12 anos. O projeto teve início em São Paulo (SP) e, atualmente, está presente no Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Cidade do Cabo (África do Sul), Cidade do México e San Salvador (El Salvador).

Em agosto de 2016, a organização brasileira sem fins lucrativos lançou o Refettorio Gastromotiva, em parceria com o chef Massimo Bottura (Food for Soul) e a jornalista Ale Forbes. Todas as noites, pessoas em situação de rua e abrigo, por uma hora, sentam-se e são servidas por voluntários. Entrada, prato principal e sobremesa são preparados com ingredientes resgatados do desperdício e perfeitos para o consumo. Todas as refeições são preparadas por cozinheiros em formação do curso de Cozinheiro Profissional com ênfase em Gastronomia Social. Desta forma, a organização se dedica a enfrentar alguns desafios globais importantes, como a desigualdade social, educação alimentar, desperdício de alimentos e a geração de empregos.

Esta motivação para a Gastronomia Social chamou a atenção da DSM, empresa global de origem holandesa com presença na América Latina e que desenvolve e fornece soluções baseadas na ciência nas áreas de nutrição, saúde e materiais, que anuncia uma parceria com a Gastromotiva. O apoio às atividades educacionais e de combate ao desperdício de alimentos da organização tem como objetivo contribuir ainda mais para a expansão deste conceito, que traz muitas sinergias com as ações da empresa ao favorecer a oferta de alimentos de alto valor nutricional com foco na melhora da qualidade de vida das pessoas e do planeta.

A parceria entre DSM e Gastromotiva converge em direção à transformação da sociedade e representa importante passo para união de esforços entre o setor privado e a sociedade civil organizada. O intercâmbio de boas práticas, conhecimentos e participação das lideranças de ambas instituições no Brasil e no mundo é fundamental para expansão da educação, capacitação profissional, combate ao desperdício e à fome oculta, caracterizada pela carência de micronutrientes que resulta em problemas de saúde.

Outro ponto importante da parceria é que os especialistas da DSM contribuirão com o compartilhamento do conhecimento técnico-científico para o projeto “Super Liga da Comida Gastromotiva”, focado na alimentação infantil, voltado especificamente para melhorar a nutrição de crianças e para prevenir a obesidade infantil.

Em parceria com empresas como a DSM, a Gastromotiva projeta alcançar grande número de pessoas nos próximos três anos: cerca de 1,2 mil pessoas nos programas educacionais para assistentes de cozinha; treinamento de cerca de 600 pessoas nos programas de empreendedores; além de levar educação nutricional para cerca de 50 mil mães e crianças. No Refettorio Gastromotiva, os números projetados também são altos para o triênio: redução do desperdício de 150 toneladas de alimentos; atendimento a 64,8 mil pessoas sem-teto com oferta de jantares nutritivos; envolvimento de 3,9 mil voluntários; treinamento de 100 cozinheiros; além de contribuir para estimular o desenvolvimento da região onde está localizado (bairro da Lapa) por meio da educação sobre nutrição e resíduos alimentares para restaurantes.

DSM – Bright Science. Brighter Living.™ – A Royal DSM é uma empresa global baseada na ciência, com atividades nas áreas de saúde, nutrição e materiais. Ao associar suas competências sem igual em Life Sciences e Materials Sciences, a DSM gera prosperidade, progresso ambiental e avanços sociais para criar valor sustentável para todos os envolvidos. A DSM oferece soluções inovadoras que alimentam, protegem e melhoram o desempenho em mercados mundiais como alimentos e suplementos dietéticos, cuidados pessoais, rações, dispositivos médicos, peças automotivas, tintas, componentes elétricos e eletrônicos, proteção da vida, energia alternativa e materiais biológicos. A DSM e suas empresas associadas têm vendas globais de 8,63 bilhões de euros, com mais de 21 mil funcionários. As ações da empresa são negociadas na Euronext Amsterdã. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.