Publique

Documentário mostra palhaço jornalista do Agro

Foi uma paixão que nasceu na infância, quando Romualdo Venâncio não parava de zanzar em meio às lonas dos circos que povoavam os bairros de sua cidade natal. “Era uma baita alegria, juntava a criançada toda”, lembra. O garoto cresceu, graduou-se em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, e abraçou o Agronegócio. Passou por várias redações e publicações: Texto Assessoria, Verte Editora, CDN, revistas A Granja, AG Leilões, Agrinova, Criadores, Eurocarni (Itália), Fundepec, Mundo do Leite, Panorama Rural, DBO e Adealq. Também foi editor das revistas Brahman Repórter, Brangus Repórter, Melhore, Nelore e Terraviva, além de escrever e editar três livros sobre Pecuária de Corte.

Mas Romualdo não conseguiu esquecer do universo de bom humor, simplicidade e diversão que o picadeiro sempre lhe trouxe. E partiu atrás do sonho de se transformar no palhaço Azeitona. “Sempre tive essa coisa de querer expressar-me melhor, comunicar melhor. O palhaço é uma extensão cômica de mim mesmo. Fiz alguns cursos curtos de teatro na PUC, peguei emprestado um chapéu com cabelinhos pendurados do pai de um amigo meu e saí atrás de minha primeira apresentação. Minha preocupação era fazer tudo certinho, correto. E fiquei muito ansioso. Mas quando ouvi a primeira risada de uma criança, relaxei. Aquilo te liberta”, recorda. E Romualdo passou a dividir as atividades entre o circo e os textos, integrando o grupo de palhaçaria clássica ‘Los Marmotas’. No meio do caminho, mais um desafio. “Levei o Azeitona para um asilo, a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide. Fiquei preocupado, são pessoas especiais, não sabia que reação elas teriam. Mas, antes de  tudo, a gente fez um bate papo com eles. E deu tudo certo. Sai de lá emocionado e me tornei um ser humano melhor”, conta.

Pois essas histórias acabaram indo para a tela. Numa produção da Tosca Filmes e direção de Darcio Tutak, está sendo lançado o documentário “Azeitona, o palhaço”. São nove minutos com depoimentos do jornalista, imagens e fotos dele em apresentações e participação especial de Fernando Cervantes. Romualdo hoje é sócio da Venâncio Comunicação, empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos e à produção de conteúdo editorial para diversas mídias, principalmente no segmento do agronegócio, a exemplo das revistas Balde Branco e Plant Project e do Programa Agrofrutas & Cia. (Canal Terraviva / Grupo Bandeirantes). A Venâncio também é responsável pelo conteúdo editorial do site Curto Pets, que aborda diversos temas relacionados ao setor de animais de companhia.

Romualdo Venâncio agora quer dar um novo passo. “Adoraria ver o azeitona em um picadeiro grande, famoso. Nunca me vi como um palhaço profissional. Mas hoje, depois de tudo, começo a enxergar essa possibilidade de maneira mais concreta. E, assim, levar de maneira mais cotidiana ainda minha mensagem para as pessoas ficarem mais próximas uma das outras, sorrindo mais, sendo mais honestas. A vida pode ser mais simples apesar de todos os problemas que nos rondam. Espero que todos captem isto com o Azeitona”, afirmou.