Publique

Cuidados evitam otites nos pets

Limpeza e remoção do excesso de cera devem ser realizadas periodicamente

Nos cães, a audição é extremamente aguçada. E isso é muito fácil de constatar, afinal, quem nunca percebeu a alegria – e os latidos – de um cachorrinho anunciando a chegada do seu dono bem antes de ele aparecer? Além da alta capacidade auditiva, o ouvido dos cães também influencia diretamente o seu equilíbrio. E, para manter esse órgão saudável, é muito importante uma boa higiene. Manter o ouvido dos Pets limpo contribui para a saúde e o bem-estar animal, prevenindo inflamações, alergias e infecções que podem causar dor e até levar à perda da audição.

Cães com orelhas maiores, caídas ou mais compridas e cheias de pelo precisam de atenção redobrada no quesito limpeza, já que acumulam maior quantidade de sujeira e umidade e têm mais chance de desenvolver problemas auriculares. Para ajudar os donos de pets na tarefa, a UCBVET desenvolveu o Ceruclean®, solução otológica para a limpeza e a desinfecção do conduto auditivo e do pavilhão auricular de cães e gatos. Elaborado com substâncias que removem o excesso de cerúmen acumulados no ouvido, o produto não possui contraindicação. E o mentol presente em sua formulação alivia, refresca e proporciona maior conforto ao animal.

Para a aplicação do produto, Mariana de Castro Amancio, médica-veterinária e analista de Marketing da UCBVET, dá algumas dicas: “Na hora de fazer a limpeza, acalme o animal e escolha um ambiente que seja seguro e não propício a acidentes. Passe tranquilidade e demonstre carinho pelo seu pet. Com o animal contido, aplique o Ceruclean® no conduto auditivo do animal e massageie com movimentos delicados na base da orelha. Remova a secreção e as sujidades com o auxílio de um pedaço de algodão. Caso necessário, repita o processo até que o ouvido esteja limpo e seco”.

A limpeza deve ser realizada rotineiramente a cada 15 dias e, no caso de otites, esta deve ser feita de duas a três vezes ao dia, sempre antes de aplicar a medicação tópica ou a critério do médico-veterinário. A remoção do excesso de cera e das células mortas permite que o medicamento penetre melhor nos ouvidos, tornando o tratamento mais eficaz. “Após a higienização, recompense o seu bichinho de estimação, reforçando o seu bom comportamento. Isso, com certeza, facilitará o processo nas próximas vezes”, orienta Mariana Amancio.

Sobre a UCBVET – Fundada em 1917, a indústria farmacêutica centenária UCBVET atua em todo o território nacional e exporta para países da América Latina, África e Oriente Médio. Possui uma unidade industrial em Jaboticabal e uma unidade de negócios em Ribeirão Preto, ambas no interior de São Paulo. Sua equipe é composta por profissionais altamente qualificados, incluindo  médicos-veterinários, farmacêuticos, químicos, biólogos e zootecnistas. Atualmente, tem no portfólio 57 produtos em 106 apresentações, destinados ao tratamento de cães, gatos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves. São antimicrobianos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitóxicos, reconstituintes orgânicos, endectocidas, endoparasiticidas, ectoparasiticidas e hormônios. Mais informações em www.ucbvet.com.