Publique

Convenção Nacional marca 15 anos de Brasil

Sucesso do Senepol no País é comemorado em encontro que reuniu o que há de melhor na raça, na cidade de Uberlândia (MG)
A Convenção Nacional ABCB Senepol aconteceu de 31 de agosto a 7 de setembro, durante a Exposição Agropecuária de Uberlândia 2015, realizada na cidade, no Parque Camaru. O encontro teve realização da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) e contou com apoio maciço dos seus representados. Entre palestras proferidas por nomes importantes, como o do senador Ronaldo Caiado e do médico psiquiatra Augusto Jorge Cury, a semana marcou o lançamento da Revista Senepol, produto de uma parceria entre a Associação da raça e o Grupo Publique.

A consagração de uma história de sucesso construída pela dedicação dos seus criadores e a qualidade excepcional que o Senepol possui, foi marcada por um evento criteriosamente planejado pela diretoria de sua entidade maior. Tudo começou dia 31 de setembro, com a palestra do senador Ronaldo Caiado: – “Os próximos dez anos serão conhecidos como a década da pecuária de corte”. Com esta afirmação, ele mobilizou plateia com mais de 300 pessoas. Além da conjuntura do agronegócio, ele falou muito de Brasil e seus problemas estruturais, institucionais e políticos. Ele pediu luta e consciência a todos.

Finalizando o dia, a ABCB Senepol promoveu um grande jantar de confraternização, também com presença considerável de seus associados e familiares. O evento marcou o lançamento da Revista Senepol, agora produzida pelo Grupo Publique, programa para veicular em quatro edições até janeiro de 2017. Carlos Alberto Silva, detentor do Grupo Publique, capitaneou os trabalhos junto aos criadores, ao lado dos colaboradores Mirian Domingues e Wagner Ribeiro. A primeira edição do periódico sairá em outubro para circular na ‘Beef Expo’, encontro que acontecerá em 21 e 22 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).

Na manhã de 1º de setembro (terça), houve a Assembleia Geral Extraordinária. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (CNPGC, em Campo Grande, MS), um dos coordenadores do Programa de Melhoramento do Senepol no Programa Geneplus, Gilberto Menezes, ministrou palestra sobre a “Diversidade Genética da Raça Senepol no Brasil por meio de Análise Pedigree”. Na tarde do mesmo dia, às 14 horas, a programação seguiu com atrações relevantes para a raça. A primeira delas foi oferecida pelo superintendente técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes. Ele atualizou os presentes sobre as novas exigências do serviço de registro genealógico, fixadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para completar a tarde, Raimundo Godoy, conselheiro, diretor técnico e sócio da Áquila, fez memorável apresentação sobre pensamento empreendedor, válido para qualquer atividade. Suas palavras mobilizaram mais de 150 pessoas. Outra novidade que a Associação preparou para esta convenção foi a palestra do escritor Augusto Cury, fechando o dia. Ele trabalhou nos presentes o grande dilema entre “volume de deveres e obrigações” e os “motivos que realmente nos levam a alcançar a qualidade de vida”. O tema é inovador no que diz respeito a eventos do agronegócio; porém, celebrado por todos os presentes que, unanimemente, sentiram-se agraciados pela oportunidade. Cury foi aplaudido de pé! Para completar a programação, aconteceu em 2 de setembro, o Dia de Campo na Fazenda Canaã, um propriedade modelo dentro da pecuária nacional. Ela mostrou seu trabalho e seu Senepol.

No que tange às oportunidades de realizar grandes negócios, houve durante toda a feira o primeiro Shopping de Touros Senepol. O espaço para recepção das pessoas, bem dimensionado, ficou pequeno, mas o calor de Ricardo Magnino e seu sócio Otahyde Gomide, deu cor especial e tornou o momento mais uma confraternização. A grade ainda reservou no dia 3 de outubro, o leilão da Senepol Nova Vida; e no dia 4, o Leilão Arenas. Todos registraram números nas melhores expectativas dos organizadores, compatíveis ao que tem se praticado pelo o que há de melhor na raça, neste momento.