Convenção e Simpósio 100 anos do Senepol

Brasil tem delegação de oito pessoas em Saint Croix, incluindo Carlão e Vera da Publique.

Os brasileiros estão marcando presença na Reunião Anual Internacional do Senepol, que este ano está sendo realizada em Saint Croix, nas Ilhas Virgens Americanas. Gilmar Goudard, Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB – Senepol) está representando a entidade no evento. Além dele, participam os diretores executivos da Senepol Cattle Breeders Association (SCBA), os brasileiros Kadu Battistella e Sebastião de Aguiar, ambos morando atualmente nos Estados Unidos.

Paulo e Neto Garcia, do criatório Senepol 3G, também participam do evento, cuja delegação brasileira se completa com o renomado pesquisador da Embrapa, Gilberto Menezes, Coordenador na entidade do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS).

Após uma benção celebrada pelo criador Ronnie King, da King Cattle, o Presidente da SCBA, Mark Sanders, abriu a Convenção, dando boas vindas a todos e ressaltando o fato de que estão representados nesta reunião, além de produtores de Saint Croix e dos Estados Unidos, criadores de vários países, como Austrália, Brasil, Bolívia, Guatemala, Namíbia, Paraguai e Porto Rico. Em seguida, falou Carlos Robles, da Comissão de Agricultura das Ilhas Virgens Americanas. Hans Lawaetz, ex-presidente da SCBA e um dos pioneiros do Senepol na Annaly Farms(WC Senepol) fez, em sua apresentação, um panorama histórico da raça Senepol, desde seus primórdios na Ilha até os dias atuais, com sua presença mundial, especialmente no mundo tropical.

Para fechar a primeira parte das palestras antes do coffee break, David Hall, Presidente da Universidade das Ilhas Virgens Americanas, discorreu sobre as pesquisas realizadas pela entidade com a raça Senepol.

Na sequência do evento, Mark Mirando falou dos investimentos feitos pelo National Institute of Food and Agriculture (Instituto Nacional de “Alimentação” e Agricultura), órgão do Governo Americano, para incentivar a comercialização de produtos do país pelo mundo, com destaque para carne bovina, suína e leite.