Publique

Controle ambiental de pulgas e carrapatos

A primavera está chegando e, com ela, as chuvas ficam mais intensas, o sol e o calor se intensificam. Essa é a situação perfeita para a proliferação de pulgas, carrapatos e de outras infestações que podem incomodar o seu pet e causar doenças. Além disso, as pulgas e os carrapatos podem transmitir as chamadas zoonoses, doenças típicas dos animais que podem afetar os seres humanos.

Esses ectoparasitas podem ficar escondidos em frestas de pisos, madeiras, gramas, tapetes, carpetes e até na própria caminha dos pets, e, devido a sua grande resistência no ambiente, o tratamento unicamente dos cães não é eficaz para o seu combate e controle.

“Pulgas e carrapatos não são só um problema dos animais, mas também do ambiente. E o local deve ser igualmente tratado, para interromper o desenvolvimento desses intrusos indesejáveis”, explica a médica-veterinária Karina Kowalesky Gabarra, gerente de marketing de Animais de Companhia da UCBVET, empresa brasileira de medicamentos veterinários para animais de produção e pets.

Um combate eficaz ao carrapato e às pulgas inclui aplicações mensais de ectoparasiticidas nos cães, concomitantemente ao tratamento no ambiente que os animais frequentam. As populações de pulgas e carrapatos adultos que se encontram nos animais representam apenas 5% do total; os demais 95% da população estão no ambiente em forma de ovos ou larvas de pulgas, ou ovos, larvas e ninfas de carrapatos.

Para tratar ao mesmo tempo os animais e o ambiente em que vivem, a UCBVET acaba de lançar um produto inovador: o Durafect, pipeta antiparasitária para cães. “Trata-se de um produto com um diferencial muito importante porque, além de proteger contra pulgas e carrapatos, também previne a Leishmaniose. E, graças à presença da fluazurona na sua formulação, faz o controle de pulgas e carrapatos no ambiente, interferindo no ciclo reprodutivo desses parasitas, evitando que o animal seja recontaminado”, observa Karina Gabarra.

A fluazurona, em sinergia com os ativos imidacloprid e permetrina presentes no Durafect, proporciona uma alta eficácia no combate e controle das pulgas e carrapatos, com a morte desses parasitas por contato, antes de picar o cão. Também controla a reinfestação porque age nos ovos e nas larvas presentes no ambiente. A fluazurona impede que a pulga e o carrapato consigam realizar a muda, assim, o parasito não atinge a fase adulta e morre antes de chegar à fase reprodutiva, quebrando completamente o seu ciclo de vida e, literalmente, “limpando” o ambiente.

“Outra vantagem: o Durafect é um medicamento spot on, ou seja, basta abrir a pipeta e espalhar o seu conteúdo sobre a pele do animal. Essa forma de aplicação evita o estresse causado por outros tipos de administração, como comprimidos e injeções”, afirma Karina Gabarra.

O Durafect  tem cinco apresentações, que abrangem desde os cães pequenos, com menos de 4 kg, até os maiores, com 60 kg, para atender aos mais diversos tipos de porte dos animais. “Assim, a dose fica certinha no momento da aplicação”, acrescenta a gerente da UCBVET. “Com o uso do Durafect, além de tratar dos seus pets, você também está cuidando da família inteira, porque ele previne as zoonoses. Então, o animal vai ter mais liberdade para passear onde ele quiser, junto com a família”, finaliza.

Sobre a UCBVET – Fundada em 1917, a indústria farmacêutica centenária UCBVET atua em todo o território nacional e exporta para países da América Latina, África e Oriente Médio. Possui uma unidade industrial em Jaboticabal e uma unidade de negócios em Ribeirão Preto, ambas no interior de São Paulo. Sua equipe é composta por profissionais altamente qualificados, incluindo  médicos-veterinários, farmacêuticos, químicos, biólogos e zootecnistas. Atualmente, tem no portfólio 57 produtos em 106 apresentações, destinados ao tratamento de cães, gatos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves. São antimicrobianos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitóxicos, reconstituintes orgânicos, endectocidas, endoparasiticidas, ectoparasiticidas e hormônios. Mais informações em www.ucbvet.com.