Publique

Como a tecnologia contribuiu para um negócio de 55 anos

Por Alex Arceli Ortelan – Assistente Técnico Comercial Tortuga | DSM e Carlos Eduardo dos Santos – Gerente de Desenvolvimento Negócio Gado de Corte Tortuga | DSM

O senhor Antônio Renato Prata, cliente Tortuga | DSM desde 1963, gestor da Prata Agropecuária, com sede em Presidente Prudente, São Paulo, faz a seleção de Touro Nelore Mocho há 55 anos, e de animais Brahman há 25 anos.

A Prata Agropecuária comemorou em 2017 a 20ª edição do seu leilão, realizado no dia 26 de agosto na Fazenda Dois Irmãos. Neste ano buscando um melhor desempenho de seus animais optou por utilizar o produto Fosbovi Confinamento CRINA®.

De acordo com o Sr. Antonio Renato Prata, a escolha da utilização do Fosbovi Confinamento CRINA® foi feita por orientação do Gerente Técnico Carlos Eduardo dos Santos, que faz o acompanhamento técnico há mais de 20 anos na propriedade. O problema enfrentado em outros anos era a quantidade de animais com problemas de casco e alguns touros que eram reprovados no exame andrológico, que segundo ele foi nítido a melhora na qualidade dos cascos dos animais preparados para o leilão deste ano.

O diferencial encontrado no Fosbovi Confinamento CRINA® que melhorou a qualidade dos cascos desses animais é a presença da Biotina, onde a maioria das lesões de casco está associada com a pobre integridade do casco, e a suplementação de biotina cria uma estrutura mais definida e coesa do mesmo.

A biotina é requerida para a queratinização de células epiteliais. Sua suplementação para vacas de leite e de corte da mesma, está relacionada à melhor dureza e conformação dos cascos, a menor incidência de lesões e a melhores escores de locomoção. Foi observada correlação negativa entre a concentração de biotina no soro e a incidência de laminite clínica em vacas. (Berchielli et al., 2011).

A biotina é um nutriente limitante para o desempenho da ótima fermentação ruminal e funções imunológicas de animais de alta produção, do qual microrganismos ruminais que degradam a celulose dependem para desenvolverem suas funções.

O veterinário Marco Esteves, da Planejar Assessoria, que realiza os exames da Prata Agropecuária desde 2003, relata que em todo esses anos existia um descarte de 6 a 7% dos touros por problemas na qualidade do sêmen, laminite (Inflamação dos Cascos) e consequente defeitos nos aprumos, no entanto os touros avaliados em 2017 após o uso do Fosbovi Confinamento CRINA®, demonstrou uma melhora significativa na qualidade do sêmen e nos aprumos, essenciais para um bom reprodutor, ficando abaixo de 2 % o descarte dos animais avaliados.

Carlos Eduardo, também chama a atenção para o grande benefício do CRINA® Ruminantes, presente no Fosbovi Confinamento CRINA®, na modulação da fermentação ruminal e que também melhora da conversão alimentar. Os minerais na forma complexada Minerais Tortuga e as vitaminas em níveis OVN, têm um impacto direto na melhora da espermatogênese.

Fosbovi Confinamento CRINA® apresenta vitaminas em níveis OVN (Optimum Vitamin Nutrition), ou seja, em quantidades adequadas para cada categoria e em cada fase da vida dos animais, o que melhora o desempenho e a qualidade espermática dos touros. De acordo com Berchielli et al. (2011), a deficiência de vitamina A em machos causa uma diminuição da atividade sexual, degeneração do epitélio germinativo, diminuição do número e da mobilidade de espermatozoides, elevada proporção de espermatozoides anormais e atrofia dos testículos e glândulas sexuais acessórias. Velasquez – Pereira et al (1998) mostraram que touros que receberam doses maiores de vitamina E apresentaram porcentagem de esperma normal mais elevada e maior produção espermática diária.

De acordo com Leonardo Andrade, gerente da Prata Agropecuária foi observado alguns pontos bastante interessantes nesse ano na preparação dos Touros, com a introdução do Fosbovi Confinamento CRINA®, tanto no desempenho dos animais quanto na qualidade dos exames andrológicos. Com uma dieta apenas de manutenção os animais ficaram prontos para o leilão, sendo criados soltos sem necessidade de confiná-los. Atingiram o Peso médio de 800 kg simplesmente 60 dias antes do que de costume, sem aumentar a densidade energética da dieta. Também ficou evidente a redução nos problemas de casco e descarte de Touros por problemas no andrológico que foram maiores nos outros anos. Enfim, o que mais impressionou foi à ótima aparência dos animais, que podemos observar nas fotos.